Rio Grande do Sul ganha maior sistema eólico da América Latina

A energia produzida será suficiente para atender ao consumo de mais de três milhões de habitantes

O Parque Geribatu contará com a capacidade instalada de 258 MW, produzida por 129 aerogeradores

Este ano, o Rio Grande do Sul deu início ao maior empreendimento da América Latina na produção de energia eólica: o Complexo Eólico Campos Neutrais. Implantado nos municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí, o sistema reúne três grandes parques que somam 583 megawatts (MW) de capacidade instalada.

As obras nos parques Geribatu e Chuí já começaram e o Hermenegildo ainda não tem a licença, a qual espera-se ser emitida ainda neste semestre. Estima-se a geração de 4800 empregos diretos e indiretos e a instalação de 302 aerogeradores ao longo de 10,4 mil hectares.

Os investimentos chegam a cerca de R$3,5 bilhões da Eletrosul. Junto a parceiros, ela é responsável por quase metade da potência instalada de geração eólica no Rio Grande do Sul, com aproximadamente 800 MW.

O RS é um dos que mais contribui no crescimento deste segmento energético no Brasil, perdendo apenas para Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte. Segundo dados de julho de 2013 da Associação Brasileira de Energia Eólica, os três estados nordestinos possuem uma potência instalada, em construção e contratada de 7206,9  MW, com o total absoluto de 275 parques eólicos.

Com informações do CicloVivo