RJ: ‘Não tenho culpa se seu pai é motoboy’, gritam alunos de medicina

O "grito de guerra" classista aconteceu no último final de semana, nos Jogos Universitários de Medicina (Intermed) RJ-ES

11/10/2022 15:25

“Eu sou playboy, não tenho culpa se seu pai é motoboy”. Esse foi o “grito de guerra” foi puxado por alunos de medicina da Universidade Iguaçu (UNIG), neste último final de semana, nos Jogos Universitários de Medicina (Intermed) RJ-ES, que concentra estudantes do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, em Vassouras (RJ). O vídeo viralizou nas redes sociais e a atitude dos alunos da UNIG virou alvo de várias críticas.

RJ: ‘Não tenho culpa se seu pai é motoboy’, gritam alunos de medicina
RJ: ‘Não tenho culpa se seu pai é motoboy’, gritam alunos de medicina - Reprodução/Twitter

Em nota, a UNIG diz que “repudia veementemente qualquer tipo de discriminação, inclusive por classe social ou condição financeira” e que “adotará todas as providências possíveis para que episódios similares não se repitam”.

Veja a nota na íntegra:

“À luz dos acontecimentos ocorridos em Vassouras/RJ no dia 07/10, a UNIG esclarece que é contra e repudia veementemente qualquer tipo de discriminação, inclusive por classe social ou condição financeira, e que lamenta profundamente o episódio. A intolerância, em qualquer de suas modalidades, só se presta a dividir ainda mais nossa sociedade, que, mais do que nunca, precisa de respeito, integração e união. A UNIG esclarece, ainda, que não tem ingerência sobre frases ditas por seus alunos, principalmente em ambiente externo – não conseguindo, portanto, evitá-las -, mas que, diante dos fatos e das disposições de seu código de ética e conduta, adotará todas as providências possíveis para que episódios similares não se repitam, pois, contrários aos princípios pregados pela universidade.”

O Diretório Acadêmico Dr. Renam Catharina Tinoco (DARCT) do curso de Medicina da UNIG (campus V) também divulgou uma nota de esclarecimento, onde diz não compactuar “com nenhum tipo de repressão ou desrespeito à raça, gênero ou classe social”.