@RuasBiográficas recupera história de pessoas que viraram nomes de ruas
Relatos sobre vida de personalidade da capital cearense são publicados em página do Instagram
Curioso para desvendar a história de cidadãos que emprestaram seus nomes para as ruas da capital cearense, o jornalista Emmanuel Montenegro decidiu criar a página @RuasBiográficas.
Durante seu tempo livro, ele fotografa placas de vários tipos de logradouros (ruas, avenidas, alamedas, travessas) e começa um demorado processo de apuração para levantar e confirmar informações sobre a vida dessas pessoas. Em seguida, todo esse material é publicado nesse perfil do Instagram.
Confira abaixo algumas placasdo projeto @RuasBiográficas:
- As belezas de um passeio a pé pelo centro histórico de Curitiba
- 84% das ruas de SP que homenageiam pessoas se referem a homens
- Prefeitura vai mudar nomes de ruas de SP ligados à ditadura
- Placas de ruas de SP poderão mostrar rios “escondidos” pela cidade
O insight para criar a iniciativa surgiu quando o idealizador caminhava pela Rua José Lourenço de Castro e Silva e se deparou com uma placa biográfica, já deteriorada pelo tempo e pela falta de cuidado, sobre essa figura.
Montenegro descobriu que o patrono da rua viveu entre 1808 e 1874. Graduado em medicina, o homenageado foi diretor de Instrução e Saúde Pública do Estado, deputado e prefeito de Fortaleza (entre 1841 e 1843).
O jornalista também encontrou que esse tipo de placa surgiu no começo dos anos 90, durante a gestão de Cláudio Pereira, então presidente da Fundação de Cultura e Turismo (Funcet). O prefeito dessa época era Juraci Magalhães.
A ideia do projeto é recuperar os feitos dessas personalidades, valorizando sua história e estimulando a busca dos visitantes da página por histórias interessantes.