Saiba como se proteger do novo golpe que rouba dados de cartão de crédito

Vírus faz com que maquininhas bloqueiem aproximação durante a transação para forçar as vítimas a inserir o cartão

Uma em cada quatro compras presenciais feitas com cartões de crédito é por meio de aproximação
Créditos: Divulgação
Uma em cada quatro compras presenciais feitas com cartões de crédito é por meio de aproximação

Criminosos estão usando um programa para bloquear pagamentos de cartão por aproximação. Segundo o que alertou a empresa de cibersegurança Kaspersky, na terça-feira, 31, o novo tipo de golpe foi criado por um grupo hacker chamado Prilex.

Depois de conseguir bloquear transações com pagamento por aproximação, os clientes são orientados a inserir o cartão na maquininha. Assim, usando outros métodos, os criminosos conseguem roubar os dados do cartão e depois usar em compras.

Entenda o golpe

  • Inicialmente, criminosos entram em contato com lojistas se passando por funcionários de empresas responsáveis pelas maquininhas. Com a desculpa de que vão fazer uma manutenção, eles pedem que os proprietários acessem um link por meio do computador onde fica o sistema do aparelho;
  • Em seguida, depois dos lojistas clicarem no link, a quadrilha instala um vírus que dá acesso remoto à maquininha;
  • As máquinas infectadas, então, passam a detectar e impedir a cobrança por aproximação, exibindo uma mensagem falsa de erro, que pede para que o consumidor insira um cartão físico, a fim de fazer o pagamento;
  • Ao usar o cartão físico, a vítima tem os dados capturados, e o cartão pode ser clonado.
Erro falso aparece na maquininha pedindo para consumidor inserir o cartão
Créditos: Reprodução/Kaspersky
Erro falso aparece na maquininha pedindo para consumidor inserir o cartão

A empresa divulgou ainda que o esquema permite realizar golpes mesmo em cartões protegidos por chip e senha.

Além disso, os criminosos conseguem escolher os tipos de cartão que querem bloquear a aproximação como, por exemplo, os do tipo Black e Infinite ou outros corporativos, que geralmente possuem um limite maior do que a maioria.

Por que o golpe é considerado novo?

Criminosos já conseguiam clonar cartões a partir de maquininhas infectadas, segundo a Kaspersky. No entanto, agora a nova variação do programa desenvolvido por eles conseguiria detectar e bloquear compras por aproximação.

A Kaspersky explicou que essa quadrilha atua na América Latina desde 2014.

Só durante o carnaval do Rio de Janeiro, em 2016, os bandidos usaram o programa para capturar dados de mais de 28 mil cartões de crédito e roubar o dinheiro de mais de mil caixas eletrônicos de um banco brasileiro.

Mas por que os criminosos bloqueiam os pagamentos por aproximação?

As compras por aproximação são bloqueadas porque elas têm um recurso que aumenta a segurança do usuário, já que a cada uso são geradas informações únicas, que são diferentes do cartão físico.

E essas informações, portanto, só valem para aquele pagamento, então mesmo se um criminoso conseguir acessá-las, não conseguirá roubar dinheiro.

Como os criminosos querem capturar dados que possam ser usados depois, eles precisam do número do cartão físico, que só muda se a pessoa cancelar ou trocar de cartão.

Como se proteger do novo golpe?

  • O consumidor que se deparar com a situação deve buscar alternativas para pagamento, como via PIX ou dinheiro;
  • Sempre verifique os valores nas faturas de cartão e, caso existam gastos indevidos, entre em contato com a instituição financeira responsável e faça um boletim de ocorrência;
  • Lojistas devem redobrar a atenção com qualquer solicitação que peça para fazer a manutenção de suas maquininhas. Antes de fazer o download de algum software solicitado, devem entrar em contato com a empresa do cartão para saber se aquilo é real.

Com informações da CNN e do g1.