Saiba quem é Jorge Oliveira, o novo ministro da Justiça do governo Bolsonaro
A informação foi confirmada com exclusividade pela CNN Brasil
Após Sergio Moro pedir demissão do cargo, o advogado e major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Jorge Antônio de Oliveira Francisco, é o novo ministro da Justiça. A informação foi confirmada com exclusividade pela CNN Brasil.
Segundo a analista de política Basília Rodrigues, da CNN, fontes do Planalto revelam que se fez valer a vontade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na nomeação do substituto de Moro.
Quem é Jorge Oliveira?
Concluiu o ensino médio no Colégio Militar de Brasília, em 1992, e ingressou na Polícia Militar do Distrito Federal em 1993 e chegou ao posto de major, passando para a reserva em 2013, quando iniciou a atuação como advogado.
- Nísia Floresta (RN) tem praias e lagoas com águas cristalinas; veja fotos e planeja sua próxima viagem para lá
- Este tipo de depressão não responde bem a medicamentos; saiba qual
- Estudo aponta como chocolate amargo pode ajudar a reduzir pressão alta
- De norte a sul: 15 praias para curtir o sol e mar de Alagoas
Trabalhou de 2003 a 2018 no Congresso Nacional. Foi assessor parlamentar da Polícia Militar do Distrito Federal, assessor jurídico de Jair Bolsonaro quando era deputado federal, e também assessor jurídico e chefe de gabinete do deputado federal Eduardo Bolsonaro. Por conta disso, Jorge é próximo da família Bolsonaro, com quem trabalha há mais de 15 anos.
Em 1 de janeiro de 2019, assumiu a subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República no governo Bolsonaro. Depois, em 21 de junho de 2019, foi nomeado pelo presidente como ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República — substituindo o general de divisão do Exército Brasileiro, Floriano Peixoto Vieira Neto, que deixou o cargo para assumir a presidência dos Correios.