Saiba quem são os astros do esporte que patrocinam projetos sociais
De Michael Jordan e LeBron James até Cafu e Serena Williams. Veja como o apoio das personalidades transformam a realidade de milhares de crianças e jovens
No mês passado, o jogador de futebol Sadio Mané, camisa 10 do Liverpool, Inglaterra, ganhou as manchetes do mundo inteiro após declarar em entrevista que prefere construir escolas do que colecionar bens materiais.
“Para que eu quero 10 Ferraris, 20 relógios com diamantes e dois aviões? O que isso faria pelo mundo? Eu passei fome, trabalhei no campo, joguei descalço e não fui ao colégio”, disse o atleta senegalês em entrevista para o portal Tele Dakar .
Com valor de mercado na casa dos 120 milhões de euros, Mané não deixa de fazer a diferença por onde passa e complementa. “Hoje posso ajudar as pessoas. Prefiro construir escolas e dar comida ou roupa às pessoas pobres”, encerra.
- Saiba como os astros do esporte estão se mantendo em forma na quarentena
- Malala e Marta são referências para crianças em projeto sobre direitos
- São Paulo ganha creche e pré-escola públicas dentro de parque
Como no caso acima, o esporte pode mudar uma realidade e ser uma válvula de escape única para crianças, adultos, jovens e idosos driblarem situações que envolvam criminalidade, violência, fome e pobreza.
Em diferentes partes do planeta, ícones que prosperaram, estão revolucionando seus bairros, cidades e países natais, provando que o dinheiro além de glamour, é esperança de dias melhores. Conheça alguns nomes que são engajados com as causas sociais, olha só:
Conhecido mundialmente como ‘o melhor jogador de basquete de todos os tempos’, o ex-craque do Chicago Bulls, NBA (liga de basquete americana), transcendeu o jogo e marcou gerações. Negro e membro de uma família humilde da Carolina do Norte, Michael tornou-se um dos esportistas mais ricos do planeta por conta do marketing e dos patrocínios.
Integrando a lista de bilionários, o astro não esqueceu suas origens. No último dia 18 de outubro ele inaugurou a primeira de duas clinicas médicas para pessoas de baixa renda na Carolina do Norte, juntas, são avaliadas em R$ 33 milhões.
“Como podem ver, me emociona bastante ser capaz de devolver e contribuir com a comunidade que tem me sustentado por tantos anos”, disse emocionado na coletiva de imprensa feita antes do espaço ser inaugurado.
Em setembro ele também contribuiu com cerca de 1 milhão de dólares para ajudar vitimas do furacão Dorian, nas Bahamas.
Além de ser um dos melhores jogadores da atualidade, o astro da NBA também é um excepcional apoiador de causas sociais. Ano passado, através da The LeBron James Family Foundation (A Fundação da Família LeBron James), uma de suas várias empresas, o craque inaugurou a ‘I Promise School’ (Escola Eu Prometo) em Akron, sua cidade natal, no estado de Ohio.
O colégio comporta mais de 240 crianças e jovens carentes da região. Para virar realidade, o projeto contou com o apoio de empresas privadas e também órgãos públicos de Akron, tornando-se um dos mais importantes marcos na carreira do jogador, que na infância, já chegou a perder cerca de 100 dias de aula por problemas na estrutura da escola em que estudava.
“Como criança em Akron, eu me lembro de andar exatamente por essas ruas aqui perto e ir para a escola de bicicleta. Quando as pessoas me perguntam o porque de estarmos fazendo isso, minha resposta é clara: eu sei exatamente o que essas crianças passam, sei dos problemas, os desafios, os altos e baixos, os sonhos e os pesadelos porque eu também passei por isso”, disse o astro em seu emocionado discurso de abertura.
Pentacampeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, o ex-jogador de futebol é um símbolo de sucesso e esperança. O craque homenageou seu bairro momentos antes de erguer a taça da Copa do Mundo no Japão, 17 anos atrás, apresentando o Jardim Irene, zona Sul de São Paulo, para milhões de pessoas.
O projeto da Fundação Cafu foi inaugurado em 2004, no bairro natal do craque e hoje atende cerca de 950 alunos. A ação disponibiliza atividades culturais, esportivas, educacionais e capacitação profissional, com o objetivo de afastar jovens da criminalidade e da violência que rodeia diversas periferias da cidade.
O ex-judoca e medalhista olímpico, ajuda a promover o Instituto Reação, organização que enxerga o esporte como ferramenta de transformação na vida de jovens brasileiros – atingindo mais de 1500 crianças ao redor do país.
Tida como uma das maiores tenistas da história do esporte, a americana é um símbolo de ativismo, partilhando suas conquistas com pessoas carentes ao redor do mundo. A Serena Williams Foundation oferece apoio para pessoas que já sofreram com crimes violentos, pessoas carentes e comunidades que foram afetadas por desastres naturais.