Saiba se você tem dinheiro esquecido em banco para receber

O sistema oferece informações sobre saldo credor de contas encerradas, parcelas de empréstimo, tarifas cobradas indevidamente, entre outros

25/01/2022 09:09

O Banco Central lançou na segunda-feira, 24, um novo serviço que permite aos cidadãos checarem se têm dinheiro a receber de instituições financeiras.

O Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR) permite que os clientes de bancos descubram recursos de cobranças indevidas ou remanescentes de contas antigas encerradas que têm a receber dos bancos. Em alguns casos, os clientes nem sabem que têm direito.

Saiba se você tem dinheiro esquecido em banco para receber
Saiba se você tem dinheiro esquecido em banco para receber - Rmcarvalho/iStock

Até agora, o Registrato fornecia consultas apenas a dívidas (abertas ou liquidadas), abertura de contas bancárias (ativas ou inativas) e remessas de dinheiro ao exterior. De acordo com o BC, existem cerca de R$ 8 bilhões parados em bancos e demais instituições financeiras, esperando serem sacados.

Como saber se você possui dinheiro esquecido em banco

É preciso entrar na página do Banco Central, acessar a seção Minha Vida Financeira. Em seguida, clique na subseção Valores a Receber e fornecedor o CPF ou o CNPJ de sua empresa e ver se tem ou não valores a receber.

Em caso positivo, deverá acessar o Registrato e verificar:

  • o total de dinheiro a receber;
  • o banco que deve te devolver o recurso;
  • a origem desse recurso;

​Para acessar o Registrato, o interessado deve ter o login Registrato ou o login gov.br (nível prata ou ouro).

Para receber os valores, há duas opções que estarão disponíveis na área da consulta. Se o cliente encontrar um aviso “Solicite aqui”, significa que o banco aderiu ao termo do BC que prevê a devolução do valor via Pix na sua conta em até 12 dias úteis.

Excepcionalmente, o banco poderá pagar via TED ou DOC, mas desde que no prazo de até 12 dias úteis e desde que na conta onde você registrou a chave Pix indicada no Registrato.

Se houver um símbolo de telefone com a indicação “Solicitar via instituição”, significa que o consumidor tem valores a receber, mas o banco não aderiu ao termo do BC e, por isso, o interessado deverá entrar em contato com a instituição para combinar a devolução dos valores.

Os valores de contas anteriores a 2001 não aparecem neste sistema. Caso o cliente queira consultar essas contas, tendo o nome da instituição financeira e o número da conta de depósito, é possível realizar a pesquisa aqui.