Salvador ganha painel de arte feito com lixo descartado no mar
Artista Ivo Gato é responsável pela execução do projeto, que reutilizou mais de 3 mil garrafas pet e 2 mil latinhas de cerveja, além de madeira, ferragens e tinta
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, ganha comemoração que mistura arte e conscientização em Salvador. A Avenida Contorno conta com painel de 9 x 3 metros feito apenas com materiais recicláveis, formando o desenho de uma tartaruga marinha, um dos animais símbolo da Baía de Todos os Santos e que hoje está ameaçado de extinção.
Utilizando o conceito “Aqui é arte, no mar é lixo”, a obra assinada pelo artista plástico Ivo Gato foi criada com materiais que geralmente são descartados no mar, como garrafas pet de tamanhos variados (para o painel, foram necessárias 3 mil), latinhas de cerveja (2 mil), madeira, ferragens e tinta.
Segundo o artista, o objetivo do trabalho é mostrar que o lixo pode ser reutilizado, inclusive para fins estéticos, em vez de ser descartado de forma incorreta no meio ambiente. Para o painel, foram necessárias nove pessoas no processo de criação, que começou com pesquisa de material apropriado e visitas às cooperativas de reciclagem e conta com realização da Bahia Marina.