São Paulo aposta em novas galerias de arte

A verdade é que nunca se viu tanto espaço destinado à arte sendo aberto. O argumento para a explosão de galerias pela cidade se divide. Há quem diga que nunca se olhou tanto para a arte no Brasil, e há aqueles que dizem que o momento é oportuno para a comercialização de obras de arte, e, por isso, o surgimento de novas galerias.

reprodução
trabalho de Jean Manzon na galeria FASS

Inaugura nesta quinta-feira, 28, a FASS Galeria com a exposição do fotógrafo Jean Manzon. A FASS é um novo espaço que aposta em fotografia. Além do acervo de Jean Manzon, abriga também fotógrafos renomados, como Annemarie Heinrich, Voltaire Fraga, Fernando Lemos, Martin Chambi e Irmãos Vargas.

Há tempos, a Barra Funda não é a mesma. Hoje, abre suas portas e consolida-se como um espaço generoso para arte. Recentemente recebeu a inauguração de mais uma galeria, a Transversal. Dos donos João Grinspum Ferraz, Francisco de Assis Esmeraldo, Jayme Vargas e Rodrigo Monteiro de Castro. A exposição inaugurada no espaço é de Clay Perry. Inédita no Brasil, a mostra reúne imagens realizadas pelo artista na década de 1960.

A vanguarda londrina

Considerado fotógrafo avant-garde da cena artística, Perry documentou a maior parte dos artistas inovadores do período incluindo Yoko Ono, David Medalla, Liliane Lijin, Sérgio Camargo, Jesús Rafael, entre outros. Mais tarde Perry tornou-se o fotógrafo da legendária galeria inglesa “Signals”. Produziu imagens icônicas para boletins que promoviam fóruns de artistas, poetas e envolvidos em arte experimental.

Spray Galeria

A ideia surgiu do artista Rui Amaral e do colecionador José de Souza Queiroz para ampliar a visibilidade da obra de artistas procedentes da arte urbana no Brasil. Por isso na exposição inaugural, os cinco participantes são originários de coletivos urbanos.

Hoje, em cartaz, a galeria recebe a exposição “REMÉDIO®”, com obras de Carlos Delfino, Ciro Cozzolino, Marta Oliveira, Rui Amaral e Zé Carratu.

reprodução
Na Galeria Spray

Galeria de Rua

A Galeria da Rua é um espaço dedicado à exposições de fotografia e manifestações de arte. Idealizada por Marcos Amaro, nasce da parceria entre o Instituto Brasis Estudos e Ações e o Instituto GENS de educação e cultura, o início de uma longa jornada pela transformação social por intermédio da arte.

A Galeria da Rua inaugura com a exposição “Movimento Coletivo”, que apresenta ensaios fotográficos da conclusão de curso da primeira turma do projeto Trecho 2.8. A coletiva mostra imagens impressas em suporte de algodão, instalações, desenhos e projeções que foram criados a partir de fotografias produzidas pelos 9 participantes do projeto.

São cidadãos que viviam em situação de rua e que através da iniciativa criada pelo Instituto Brasis Estudos e Ações e o Gens Instituto de Educação e Cultura, desenvolveram um trabalho de expressão pessoal, que utiliza a fotografia como uma ferramenta para desenvolver o exercício do olhar, da sensibilidade, da inteligência e da criação.

reprodução
Sebastião Nicomedes foto impressa em algodão

Por Redação