“São Paulo: seus povos e sua música” na Biblioteca Mário de Andrade

O projeto apresenta palestras seguidas de concertos sobre. Na programação países como Polônia, Portugal e Coreia

Com curadoria musical de Anna Maria Kieffer, a programação do “São Paulo: seus povos e sua música” deste mês traz debates os imigrantes da Polônia, Portugal e Coreia no Brasil, seguidos de concertos. Com entrada gratuita, os eventos acontecem na Biblioteca Pública Mário de Andrade, das 16h às 18h.

O ciclo de palestras seguidas de concertos busca difundir e valorizar a diversidade cultural de São Paulo e apresentar alguns recortes das manifestações que diferentes grupos de imigrantes têm produzido na metrópole.

Confira detalhes da programação:

Poloneses

Palestras de Edith Gross Hojda (doutora em Letras pela USP e professora universitária) e Krystyna Kasperowicz (pianista polonesa que é regente e preparadora vocal do Coral Polonês do Estado de São Paulo).

Gritos das Montanhas

Com Maria Lucia Szot Golebski (soprano e arranjos), Janina Szot de Castro Rocha (meio-soprano e flautas), Jan Szot (baixo-barítono, flautas e arranjos), Tarik Dib (piano), Daniela Szot Golebski Dib e Marileia Alves Dias Szot (bailarinas). Apresentação: Lucino Szot.

A comunidade polonesa em São Paulo mantém suas tradições vivas graças à dedicação da Família Szot, cujos membros continuaram o trabalho iniciado por seu patriarca, Kazimierz Szot, fundador, há 30 anos, do grupo de canto, coral e danças folclóricas Wiosna. O programa foi concebido baseando-se na peça tradicional homônima, que aborda a comunicação entre um vilarejo e outro, simbolizando a possibilidade de comunicação entre pessoas de diferentes locais e culturas.

Portugueses

Palestras de Antonio Claret (diretor do departamento de promoção e marketing da Casa de Portugal em São Paulo) e Sônia Maria de Freitas (doutora em História Social pela USP e pesquisadora, com ênfase na imigração para São Paulo, em especial, a portuguesa).

Cantigas, Danças e Guitarradas

Com a Tocata do Grupo Folclórico da Casa de Portugal, Luiza Sawaya (soprano), Achille Picchi (piano), Ricardo Araújo (guitarra portuguesa), Renato Araújo (violão), Saulo Rodrigues (baixo) e Agostinho Machado (sanfona).

Testemunho dos movimentos de imigração para o Brasil desde o século 16 em uma coletânea de cerca de 600 cantigas de rua, de salão e de teatro, colhidas por César das Neves, em Portugal e no Brasil, e reunidas em seu célebre cancioneiro, do qual são apresentadas algumas peças, objeto de estudo da cantora e pesquisadora Luiza Sawaya, harmonizadas para voz e piano por Achille Picchi.

A guitarra portuguesa ganha seção especial que privilegia peças de compositores como Artur Paredes, Alcino Frasão e Manuel Marques. O programa é completado por fandangos de Santarém e por peças populares das regiões do Minho, Trás-os-Montes, Beira-Alta e outras, interpretadas com instrumentos tradicionais.

Coreanos

Palestras de Maria Ruth Amaral de Sampaio (professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e presidente das Associações de Amigos do Centro Cultural Maria Antonia, USP, e da Casa Brasileira) e Yoo Na Kim.

Programação musical

Obras de música coral e tradicional ao som de instrumentos originais.