SC registra neve pela primeira vez da história em novembro

Neve mais tardia registrada na região Sul do país ocorreu em 1946, no Rio Grande do Sul

01/11/2022 14:37

Pela primeira vez na história, o Brasil teve registro de neve em pleno mês de novembro. O fenômeno ocorreu no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense, na madrugada desta terça-feira, 1º.

Até então, a neve mais tardia documentada no país ocorreu em 19 e 20 de outubro de 1946, no Rio Grande do Sul.

 Santa Catarina registra neve em novembro pela primeira vez na história
 Santa Catarina registra neve em novembro pela primeira vez na história - Marleno Muniz Farias/Governo de SC

O registro de neve foi confirmado pela equipe de meteorologia do sistema Epagri/Ciram. O local, que fica a 1800 metros de altitude, é onde fica a pedra furada, um dos principais cartões-postais da região serrana catarinense. As informações são da BandTV.

Segundo a Climatempo, a expectativa é que a neve volte a aparecer no estado novamente. A queda na temperatura fora de época, durante a primavera, tem relação com o resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico, conhecido como La Niña.

Há também outro fenômeno, chamado de Oscilação Antártica, que faz com que o ar frio que sai da Antártica chegue com maior frequência ao Brasil nesta época do ano.

A menor temperatura registrada nesta terça-feira em Santa Catarina foi justamente onde nevou, no Morro da Igreja, com -0,4°C, de acordo com estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Municípios catarinenses marcaram 0°C, como Urubici, Rio das Antas e São Martinho, entre outros.