SC registra neve pela primeira vez da história em novembro
Neve mais tardia registrada na região Sul do país ocorreu em 1946, no Rio Grande do Sul
Pela primeira vez na história, o Brasil teve registro de neve em pleno mês de novembro. O fenômeno ocorreu no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense, na madrugada desta terça-feira, 1º.
Até então, a neve mais tardia documentada no país ocorreu em 19 e 20 de outubro de 1946, no Rio Grande do Sul.
O registro de neve foi confirmado pela equipe de meteorologia do sistema Epagri/Ciram. O local, que fica a 1800 metros de altitude, é onde fica a pedra furada, um dos principais cartões-postais da região serrana catarinense. As informações são da BandTV.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
Segundo a Climatempo, a expectativa é que a neve volte a aparecer no estado novamente. A queda na temperatura fora de época, durante a primavera, tem relação com o resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico, conhecido como La Niña.
Há também outro fenômeno, chamado de Oscilação Antártica, que faz com que o ar frio que sai da Antártica chegue com maior frequência ao Brasil nesta época do ano.
A menor temperatura registrada nesta terça-feira em Santa Catarina foi justamente onde nevou, no Morro da Igreja, com -0,4°C, de acordo com estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Municípios catarinenses marcaram 0°C, como Urubici, Rio das Antas e São Martinho, entre outros.