Schlierberg, o bairro alemão que lucra com a venda de energia solar

Enquanto por aqui ainda estamos pagando a conta da energia elétrica com bandeira tarifária vermelha, que significa que estamos usando as usinas térmicas na geração, na Alemanha, existe um bairro que produz por mês quatro vezes mais energia do que consome. E solar! E isso ainda gera um bônus anual para seus moradores! Sim, isso é possível.

Bairro alemão apresentou nova forma de captação de energia

A Alemanha, ao contrário do Brasil, não é o país com a maior potência de geração de energia solar do mundo. Lá, tem meses que a noite é maior que o dia, e dias muito nublados. Mesmo assim, em Friburgo (infelizmente não a nossa), considerada a capital ecológica alemã, um bairro foi pensado de forma totalmente sustentável e, assim, todos os prédios têm auto geração feita por placas fotovoltaicas.

Schlierberg tem uma área de 11 mil m2, e além das placas fotovoltaicas, tem também aquecimento solar para água, captação da água da chuva, e foi todo construído com estruturas de madeira e materiais ecológicos. O sistema de vedação à vácuo faz com que os apartamentos conservem mais calor e seja necessário menos energia para seu aquecimento. Continue lendo aqui.