Segunda Chance, a agência de emprego voltada para ex-presidiários
Criada pelo AfroReggae, a Segunda Chance é tocada por ex-comandantes do tráfico e tem como metas combater preconceito e reinserir egressos no mercado de trabalho.
Para um ex-presidiário, cada dia de preconceito é mais um dia sem liberdade. Esse é o pensamento que move para frente a “Segunda Chance”, uma agência de empregos voltada para egressos e comandada por ex-comandantes do tráfico.
A intenção do projeto, criado pelo Grupo Cultural AfroReggae, é facilitar a reintegração no mercado de trabalho das pessoas que saem da prisão com a intenção de começar uma nova vida. Em um ano de atuação, foram mais de 3 mil pessoas empregadas em mais de 50 empresas.
Todo o processo de seleção e encaminhamento é feito por pessoas que já trabalharam para o tráfico, cumpriram suas penas e mudaram de vida. Empregados como executivos da agência, eles atuam nas duas sedes, no Rio de Janeiro e em São Paulo, recebendo os candidatos e entrando em contato com empresas para firmar parcerias e conquistar vagas.
- 5 ações para apoiar pais e mães no ambiente de trabalho
- Instituto Coca-Cola oferece curso gratuito para jovens que procuram emprego
- 5 dicas de como usar o LinkedIn para conseguir um emprego
- 10 dicas para se preparar para uma entrevista de emprego online
Para chamar atenção dos diretores de RH e sensibilizar as empresas, foram enviados cerca de 600 calendários que retratam ex-presidiários em sua convivência diária com o preconceito. A inspiração vem das marcas feitas na parede para contar os dias de cárcere. Confira o resultado abaixo.