Segundo dia de C40 traz iniciativas para melhorar o transporte coletivo

Em São Paulo 55% dos deslocamentos é feito por transporte público e 45% pelo individual

Até 2030, 97% do aumento das emissões globais de gases nocivos será proveniente do transporte. Esta é uma das questões mais urgentes para o desenvolvimento sustentável e a melhora da qualidade de vida nos grandes centros urbanos.

por Brunno Marchetti
Da esquerda para a direita: Yonchan Jeong, Marcelo Branco, Flora Mokgohloa e Clever Almeida

Por isso, no segundo dia do C40, o Catraca Livre decidiu acompanhar a exposição de iniciativas como corredores de ônibus e programas de baixa emissão, implantadas em diferentes cidades.

Os convidados da seção foram Flora Mokgohloa (diretora executiva de gestão ambiental – Joanesburgo), Marcelo Branco (secretário de transportes – São Paulo), Yonchan Jeong (proteção ambiental – Seul) e Clever Almeida (presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba).

Curitiba, Brasil

Em Curitiba a RIT (Rede Integrada de Transporte Coletivo) cobre toda a região metropolitana. São cerca de 2,3 milhões de passageiros que, com a tarifa única, podem realizar diversos trajetos pela cidade de maneira econômica. Boa parte dessa rede utiliza biocombustível a base de óleo de soja, sem adição de diesel, o que contribui também com a redução da emissão de gases.

Joanesburgo, África do Sul

Em Joanesburgo, na África do Sul, a Rea Vaya, um sistema de ônibus rápido, revolucionou o transporte coletivo. O programa propõe entre outras ações a redução do número de taxis e o remanejamento dos motoristas do transporte individual para o transporte coletivo.

Seul, Coreia do Sul

Já Seul, na Coréia do Sul sofre com a alta densidade demográfica, o que resulta em grandes congestionamentos e alto índice de emissão de gases do efeito estufa. Mas nos últimos cinco anos a velocidade dos ônibus e carros aumentou em 13% e 20 % respectivamente. Tudo isso graças ao sistema continuo de metrô, implantado em 2004 e ao BRT (Bus Rapid Transit).

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.