Sem carro em SP? Descomplique!
Ter um carro próprio tem, certamente, suas vantagens e confortos. Bancos confortáveis no veículo climatizado contra o calor ou frio que faz lá fora são um luxo para milhares de paulistanos que enfrentam o metrô insuficiente e lotado da cidade.
No entanto, nem tudo são flores: a cidade, que um ano atrás atingia a marca de 8 milhões de veículos, já não comporta esse volume de carros. Famosa mundialmente por seus engarrafamentos e quilômetros de lentidão, São Paulo tenta, hoje, cada vez mais melhorar os demais meios de transporte capazes de atender a massa, já que a população que também cresce num ritmo acelerado e é cada vez mais insustentável tentar construir uma metrópole dessa dimensão que comporte um carro próprio por pessoa.
“SP sem carro: metrô e ônibus lotado na certa!”
Estamos aqui pra te contar que… não!
- Beber água na garrafa de plástico aumenta a pressão? Veja o que diz a ciência
- 3 destinos incríveis para viajar em março no Brasil e aproveitar muito
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
Já que ter um carro está cada vez mais difícil, as opções de mobilidade vão se multiplicando na capital paulista. Fizemos um compilado das melhores pra te ajudar a chegar de um canto a outro (esporádica ou diariamente) de formas mais baratas e econômicas.
Alternativas para se locomover em SP sem carro
Vá de bicicleta
Não é novidade para ninguém: a cidade está cada dia mais bem estruturada para este fim. Ciclovias e ciclofaixas vão crescendo na capital e fazendo parte da nossa forma de locomoção. Uma pesquisa rápida na internet e é possível consultar um mapa que exibe todas as opções de ciclovias e ciclofaixas na capital paulistana. Além de ser uma opção barata, pode ser um passeio e uma forcinha na saúde!
Alguns bancos disponibilizam bikes para aluguel em localizações estratégicas na cidade, basta baixar o aplicativo e fazer o cadastro para desbloquear a bicicleta. Na maioria deles o aluguel é totalmente gratuito! Nos principais parques da cidade também há empréstimos e, se você precisa da sua própria bicicleta, é possível encontra-la em muitas lojas com diversos preços e com as características que busca.
Alugue um carro compartilhado
Muitas vezes faz falta ter um carro: em algumas situações específicas, ele faz bastante falta e é muito mais prático do que chamar taxis várias vezes. Por exemplo, se você está procurando um apartamento para alugar e vai visitar vários prédios num só dia, ou se precisa transportar um volume grande de coisas desajeitadas, como caixas e móveis pequenos (que também não justificam pedir um frete).
Para se virar nessas situações pontuais, uma boa pedida é alugar um carro compartilhado. O serviço é parecido ao de aluguel de carros em uma locadora comum, com o diferencial de ser mais barato, menos burocrático e, possivelmente, pertinho da sua casa. Além disso, permite o aluguel por horas.
Pegue uma carona
Se algum amigo seu tem carro, você pode oferecer alguma contribuição para pegar carona com ele. Caso forem para o mesmo lugar, como trabalho ou casa, além de ficar barato, você o ajudará com grana para o combustível, terá conforto e não precisará contar com a sorte às vezes necessária no uso do transporte público.
Se não tiver esse amigo, precisa conhecer os aplicativos: no Carona Direta e o Meleva, por exemplo, você pode se cadastrar em algum destes e seguir as instruções para localizar a carona que irá ao mesmo destino que você.
Confira mais alternativas econômicas e criativas na íntegra do texto!
Tá sem carro? Leitores do Catraca podem usar o código PEG50 para ganharem R$50 de desconto no primeiro aluguel de carro no Pegcar –> Reserve aqui!