Semana Mundial do Brincar: veja ideias para brincar com pouco
O brincar é natural e essencial para as crianças, pois através dele elas se comunicam, se expressam, se desenvolvem, se descobrem, aprendem e exploram o mundo. Baseado neste princípio, a Semana Mundial do Brincar, que acontece de 22 a 28 de maio, tem o intuito de ressaltar a importância da brincadeira na sociedade.
Para a semana, o Brincando no Pé – centro cultural para crianças, com troca e aprendizado – criou um guia de ideias para mostrar que diversão e criatividade podem estar em qualquer lugar. Por meio das dicas do guia, é possível entender e saber como diversos tipos de materiais – usados ou não – se transformam em brincadeiras lúdicas.
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
- Em feito inédito, equipe feminina conquista vaga no torneio tier 1 de Counter Strike
- Estudo alerta para o risco de câncer de intestino em jovens brasileiros
Semana Mundial do Brincar defende a importância do lúdico no desenvolvimento das crianças.
A Semana Mundial do Brincar reúne pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros, em um conjunto de ações. Voltada para crianças de até 12 anos, ela conta com brincadeiras abertas para a comunidade, palestras e ciclos de debates – sempre com o tema do brincar.
Além de também conscientizar os adultos sobre o tempo de qualidade que devem disponibilizar às crianças nas brincadeiras, o evento visa ainda chamar a atenção para a necessidade de se ter espaços públicos adequados e seguros para o brincar ao ar livre – que tanto ajudam no desenvolvimento físico e emocional infantil.
Baixe o guia aqui.
Com informações de Aliança pela Infância e Brincando no Pé.
Leia também: