Seminário Claro Curtas discute a importância das novas tecnologias
Nos dias 29 e 30 de abril, o Claro Curtas promove Seminário com discussões sobre o impacto das novas tecnologias nos processos de criação, produção e difusão audiovisual. Os debates acontecem no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo e também discutirão as mudanças nas formas de aprender e transmitir conhecimento a partir das novas experimentações audiovisuais e tecnológicas. A entrada é Catraca Livre.
O evento contará com a presença de especialistas e profissionais renomados, como o cineasta Cao Hamburger e o documentarista Carlos Nader – ambos jurados do Claro Curtas -, além de Phillipe Barcinski, da Escola São Paulo e diretor do filme “Não por Acaso”, Zita Carvalhosa, do festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, e Zonda Bez, do Ministério da Cultura.
Cada debate tem capacidade para cerca de 170 pessoas. Os interessados devem retirar senha por ordem de chegada uma hora antes do início do evento.
Sobre o Claro Curtas
O Claro Curtas foi criado para possibilitar a descoberta e a divulgação de talentos, e valoriza a produção audiovisual realizada a partir de celulares, webcams, câmeras digitais e outros dispositivos móveis. O Festival teve mais de 1.900 vídeos inscritos sobre o tema “Ser Digital” por participantes de 220 municípios de 24 Estados brasileiros.
Os dez vídeos finalistas foram escolhidos pelos jurados Dira Paes, Matheus Nachtergaele, Cao Hamburger, Caio Gullane e Carlos Nader para concorrer ao total equivalente a R$ 100 mil em prêmios. Os três vencedores serão anunciados em coquetel de premiação, após o encerramento do Seminário Claro Curtas.
Confira a programação
16h30 – 18h30: MESA 1
TEMA: Democratização & Educação Audiovisual
MEDIADOR: Carlos Seabra (Coord. Núcleo Publicações de Educação da TV Cultura)
Palestrantes:
Alexandre Le Voci (Secretário-executivo da Rede CEP)
Danielle Fiabane (Superintendente do Instituto Criar de Cinema e TV)
Phillippe Barcinski (Cineasta e Coordenador do Curso de Cinema da Escola São Paulo)
Zita Carvalhosa (Pres. Associação Cultural Kinoforum e diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo)
19h – 21h: MESA 2
TEMA: SER DIGITAL – Aprendizado e Transformação na Sociedade do Conhecimento
MEDIADOR: Renata Borges (Diretora da Editora Peirópolis)
Palestrantes:
Carlos Nader (Videoartista e documentarista – jurado Claro Curtas)
Ivana Bentes (Ensaísta, professora, curadora, apresentadora de TV e pesquisadora acadêmica)
Lúcia Santaella (Prof. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP) Rogério Da Costa (Prof. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC SP)
DIA 30/04 (sexta-feira)
18h – 20h: MESA 1
TEMA: Difusão Audiovisual
MEDIADOR: Sergio Sá Leitão (Presidente da RioFilme)
Palestrantes:
Fiamma Zarife (Diretora de VAS da Claro)
Cao Hamburger (Cineasta e produtor – jurado Claro Curtas)
Julio Worcman (Produtor e idealizador do site Porta Curtas)
Zonda Bez (Pesquisador de Redes Sociais na web e Colaborador MinC)