Seminário Criança e Natureza discute
a importância do brincar ao ar livre
As brincadeiras ao ar livre estimulam a criatividade, já que os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos naturais. Para falar sobre o assunto, São Paulo e Rio de Janeiro receberão em junho deste ano o I Seminário Criança e Natureza. O evento tem como objetivo trazer informações e reflexões sobre a conexão entre a criança e a natureza sob diferentes perspectivas: educação, saúde, cidades e meio ambiente.
Vários estudos já provaram a importância do brincar ao ar livre. Crianças que brincam na natureza regularmente são mais felizes e saudáveis, possuem boa convivência social e têm melhor desempenho escolar. Com foco neste conceito, o evento apresentará o Projeto Criança e Natureza, do Instituto Alana, como também uma roda de conversa com especialistas sobre os principais fundamentos e reflexões sobre o tema. O público poderá participar também de vivência prática na natureza – conduzida pelo Instituto Romã e Instituto Árvores Vivas – e de uma roda de conversas com organizações que já promoveram a conexão de crianças e jovens com a natureza.
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
- Em feito inédito, equipe feminina conquista vaga no torneio tier 1 de Counter Strike
- Estudo alerta para o risco de câncer de intestino em jovens brasileiros
O seminário terá a participação especial do jornalista e autor norte-americano Richard Louv, que é co-fundador do movimento internacional Children & Nature Network e lançará, no evento, o livro A Última Criança na Natureza (Last Child in the Woods). O convidado especial é uma das principais vozes sobre o tema criança e natureza no mundo, sendo o responsável por evidenciar o termo Transtorno do Déficit de Natureza (TDN), chamando a atenção da comunidade internacional para o impacto negativo da falta que a natureza causa na vida das crianças.
Em São Paulo, o evento conta com palestras da professora de urbanismo e paisagismo Cecilia Herzog, do médico pediatra Daniel Becker e da educadora-ambientalista Lea triba. E, no Rio de Janeiro, o público poderá assistir às palestras da professora em educação ambiental Christiana Profice, da pedagoga Maria Amélia Pinho Pereira e do professor e médico pediatra Ricardo Ghelman.
O I Seminário Criança e Natureza acontecerá em São Paulo no dia 13 de junho, no Auditório da Bienal, no Parque Ibirapuera, das 9h às 18h. Já no Rio de Janeiro, o evento será dia 15 de junho, no Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico, das 9h às 18h.
As inscrições para o seminário são gratuitas e limitadas. Entre aqui para se inscrever!
Leia também: