Seminário identidade e diversidade cultural
O Sesc Pinheiros promove de 19 a 21 de maio o “Seminário Identidade e Diversidade Cultural – para uma cultura da convivência do diverso”. A abertura acontece às 20h com a presença de Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc SP e Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura como conferencista convidado.
O seminário propõe discutir e refletir sobre a diversidade e a construção das identidades sociais levantando questões de reconhecimento e respeito das diferenças culturais, de gênero e étnicas na promoção de políticas para a cultura de paz.
Questões colocadas em discussão pelos representantes dos indígenas, latino-americanos, quilombolas, migrantes, refugiados, ciganos, LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e transgêneros) somam-se aos conhecimentos dos profissionais das áreas da Cultura, Ciência e Educação, com o objetivo de ampliar a discussão sobre o tema e o papel da cultura como instrumento de definição de políticas de inclusão social, de promoção do respeito e de uma cultura de paz.
- Espetáculo Amálgama leva malabarismo, acrobacia e dança em sessões no Tendal da Lapa
- Entre Terreiros e Quintais: o samba toma conta do Sesc Santo André em novembro
- Novembro é época de Kizomba – a Festa da Raça em Diadema
- Sampaienne: Artistas brasileiras e francesas se unem em projeto que transcende fronteiras musicais
O evento será composto por mesas de debate, conferências, relatos de experiências, exibição de filme e lançamento de livro. O Sesc SP pretende com esta iniciativa promover ações contínuas que valorizem e incentivem o diverso e o respeito às diferenças, por meio de um programa permanente baseado nas diretrizes do seminário; Reconhecimento e Respeito, Multiculturalismo, Valorização e Construção de Subjetividades Diversas, Contrabando Cultural (evitar fetiche da diversidade: o culto ao exótico), Protagonismo, Identidade, Singularidade e Diversidade Cultural, Cultura Popular, Grupos Vulneráveis e com Demandas Próprias e Integração e Inclusão.