Senado abre consulta pública sobre legalização do aborto
O Senado Federal lançou uma consulta pública para saber a opinião da população sobre a legalização do aborto no Brasil, dentro das doze primeiras semanas de gestação, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até o momento de publicação desta matéria, 194 mil usuários se manifestaram a favor da medida e 170 mil eram contra.
O texto, feito pelo cidadão André de Oliveira Kiepper por meio do Portal e-Cidadania, foi publicado no dia 24 de setembro de 2014 e está em trâmite no Senado. De acordo com a proposta, a interrupção da gravidez deve ser tratada como política de saúde e não criminalizada.
A enquete ganhou popularidade na última semana e já é a terceira mais votada no site do Senado. O relator da proposta, o senador Magno Malta (PR-ES), é contrário ao projeto e deve entregar seu parecer até dezembro.
- Lula diz que deve liberar cassinos e jogos de azar
- Senado aprova novo critério especial para aposentadoria; saiba qual
- Por que Lula não errou ao dizer: ‘Sou contra o aborto, mas é preciso política’
- Li Martins, do Rouge, sofre aborto espontâneo e desabafa na web
O projeto demanda, também, que as unidades do SUS autorizadas a realizar o procedimento devam atender a uma série de requisitos para garantir segurança às mulheres. Qual a sua opinião sobre o tema? Leia o texto na íntegra neste link e vote aqui.