Senado retoma PEC de Magno Malta que proíbe todo tipo de aborto

Por maioria de votos foi aprovado nesta terça-feira, 12, o desarquivamento do projeto.

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: @magnomalta/ InstagramPEC de 2015 do ex-senador Magno Malta (ao centro), volta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), devendo ser discutida nas próximas semanas

Por maioria de votos, o Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 12, o desarquivamento do projeto que visa proibir o aborto em qualquer situação. Atualmente no Brasil é permitido interromper gestações decorrentes de estupro, que ofereçam risco de vida à mãe ou com feto anencéfalo, apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e até a vigésima semana de gravidez.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), sobre “a inviolabilidade da vida desde a concepção” foi apresentada em 2015 pelo ex-senador Magno Malta (PR-ES) e agora volta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), devendo ser discutida pelo colegiado nas próximas semanas.

Alguns senadores do PT tentaram, sem sucesso, evitar o desengavetamento do texto e pediram que a matéria fosse retirada pauta.

Movimentos favoráveis ao aborto reprovam a PEC alegando que ela tornaria crime casos já previstos por lei ou pela jurisprudência dos tribunais, ou seja, seria um retrocesso em direitos já garantidos, como informa artigo no site do Senado Federal.

Responsável por colher assinaturas para desarquivar a proposta, o senador Eduardo Girão (Pode-CE) negou ter a intenção de dificultar ainda mais a possibilidade de mulheres realizarem abortos. Segundo ele e os colegas que o apoiaram, a ideia é que o Senado defina os termos da lei, sem a “interferência” do Supremo Tribunal Federal, em referência à decisão de 2012 do Supremo Tribunal Federal (STF) que definiu que grávidas de fetos sem cérebro poderiam optar por interromper a gestação, conforme matéria do Estadão.

Porém, a página do Senado aponta que: “Ao pedir o desarquivamento da ‘PEC da Vida’, Eduardo Girão comentou que ela é ‘o sonho dos pró-vida brasileiros, que inclui na Constituição o direito à vida desde a concepção’”.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
2
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
3
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
4
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
5
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
6
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
7
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …
8
02:00
Maior parte dos brasileiros é contra flexibilização das armas
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope aponta que a maior parte dos brasileiros não apoia a flexibilização do porte e da …