Senado retoma PEC de Magno Malta que proíbe todo tipo de aborto

Por maioria de votos foi aprovado nesta terça-feira, 12, o desarquivamento do projeto.

Por: Redação Comunicar erro
Crédito: @magnomalta/ InstagramPEC de 2015 do ex-senador Magno Malta (ao centro), volta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), devendo ser discutida nas próximas semanas

Por maioria de votos, o Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 12, o desarquivamento do projeto que visa proibir o aborto em qualquer situação. Atualmente no Brasil é permitido interromper gestações decorrentes de estupro, que ofereçam risco de vida à mãe ou com feto anencéfalo, apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e até a vigésima semana de gravidez.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), sobre “a inviolabilidade da vida desde a concepção” foi apresentada em 2015 pelo ex-senador Magno Malta (PR-ES) e agora volta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), devendo ser discutida pelo colegiado nas próximas semanas.

Alguns senadores do PT tentaram, sem sucesso, evitar o desengavetamento do texto e pediram que a matéria fosse retirada pauta.

Movimentos favoráveis ao aborto reprovam a PEC alegando que ela tornaria crime casos já previstos por lei ou pela jurisprudência dos tribunais, ou seja, seria um retrocesso em direitos já garantidos, como informa artigo no site do Senado Federal.

Responsável por colher assinaturas para desarquivar a proposta, o senador Eduardo Girão (Pode-CE) negou ter a intenção de dificultar ainda mais a possibilidade de mulheres realizarem abortos. Segundo ele e os colegas que o apoiaram, a ideia é que o Senado defina os termos da lei, sem a “interferência” do Supremo Tribunal Federal, em referência à decisão de 2012 do Supremo Tribunal Federal (STF) que definiu que grávidas de fetos sem cérebro poderiam optar por interromper a gestação, conforme matéria do Estadão.

Porém, a página do Senado aponta que: “Ao pedir o desarquivamento da ‘PEC da Vida’, Eduardo Girão comentou que ela é ‘o sonho dos pró-vida brasileiros, que inclui na Constituição o direito à vida desde a concepção’”.

Compartilhe:

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …