‘Sim, nós podemos. E fizemos’, diz Obama em seu último discurso
Presidente americano defendeu sua gestão, agradeceu ao vice, à família e aos cidadãos e fez apelo pela defesa da democracia
O último discurso oficial do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, feito na noite de terça-feira, dia 10, teve momentos de emoção, agradecimentos e, também, um apelo aos norte-americanos pela defesa dos valores da democracia.
“Sim, nós podemos. E nós fizemos”, afirmou, a dez dias de deixar a Casa Branca. As informações são da Reuters.
Definindo o período como presidente como “a honra de sua vida”, ele incentivou o público de cerca de 18 mil pessoas que acompanharam o discurso em Chicago a repudiar a discriminação e outras políticas defendidas pelo presidente eleito Donal Trump, como a proibição da entrada de muçulmanos no país, a construção de um muro na fronteira com o México e a suspensão do Obama Care, o programa de saúde pública aprovado na atual gestão.
- Lula reforça compromisso contra a fome e alfineta Bolsonaro em discurso
- O que o presidente eleito Lula falou na COP 27?
- ‘É hora de baixar as armas. Somos um único país’, diz Lula em discurso da vitória
- Veja como foi o debate do 2º turno entre Lula e Bolsonaro na Globo
“Da mesma forma que nós, como cidadãos, precisamos nos manter vigilantes contra a agressão externa, devemos nos guardar contra o enfraquecimento dos valores que fazem de nós o que somos”, disse. Afirmou também que “é necessária uma ação firme para enfrentar o aquecimento global”.
Obama foi muito aplaudido, ouviu gritos de “fique” e fez uma homenagem ao vice, Joe Biden, dizendo que ganhou um irmão. Agradeceu também à mulher, Michelle, às filhas, Sasha e Malia, e aos cidadãos americanos. “Hoje é minha vez de dizer obrigado. Todos os dias, aprendi com vocês. Vocês fizeram de mim um presidente melhor e fizeram de mim um homem melhor.”