Site colaborativo avalia relação dos ciclistas com a cidade e indica lugares ‘bike friendly’
Página identifica locais que contam com paraciclos e dão descontos para ciclistas
Todos os dias, aproximadamente meio milhão de ciclistas sai às ruas da capital paulista, cruzando caminhos e roteiros, cada qual com seu destino final. E desde 2007 a lei municipal 14.266 estabelece regras que estimulam uso da bicicleta, como por exemplo, a existência de lugares seguros para ciclistas em edifícios públicos, escolas e centros de compras. Neste favorável cenário, surgiu o projeto Bikeit, criado pelo coletivoCru, que busca melhor integração dos ciclistas com a cidade.
Com 242 estabelecimentos cadastrados, a plataforma colaborativa, sem fins lucrativos, a iniciativa busca mapear e avaliar lugares que recebem as bicicletas e que tipos de condições são oferecidas.
Assim, são divulgadas informações sobre existência de paraciclos e áreas destinadas ao meio de transporte, além de possíveis descontos para quem pedala. Entre aprovações e reprovações, o site já conta com 528 participações. Conheça o projeto:
- 9 parques aquáticos pertinho de SP para se refrescar no verão
- Você pode estar com diabetes e não saber! Conheça 8 sinais silenciosos que podem passar despercebidos
- Com essas dicas você consegue melhorar os índices de açúcar no sangue
- Sinais de pressão alta que as pessoas deixam passar despercebidos
Os lugares que forem melhor avaliados pelo público poderão receber o selo BikeIT! de estabelecimento amigo do ciclista. Em época de greenwashing, a certificação é um reconhecimento muito importante e pode servir de diferencial no mercado. Quem realmente estiver preocupado em atender melhor seus clientes será contemplado e valorizado na sociedade.
“Escrever uma avaliação é simples. Basta você contar, em um parágrafo, aonde foi com sua bike (nome do estabelecimento e site) e como foi recebido/a no estabelecimento/instituição. Havia algum tipo de estacionamento para bike? Era seguro e protegido contra a chuva? Se não havia, ofereceram-lhe alguma alternativa? Você foi tratado/a com gentileza pelos funcionários quando apareceu com a bike ou eles o/a atenderam de má vontade? Há algum aspecto positivo/negativo que você gostaria de ressaltar? No fim de sua avaliação, diga-nos qual status você dá ao estabelecimento. Podem ser três: APROVADO, REPROVADO, BIKEIT!, sendo o status BIKEIT! a avaliação máxima, que faz o estabelecimento/instituição ser um local receptivo ao ciclista”.
Para quem possui um estabelecimento e quer recepcionar os ciclistas e suas bicicletas, o BikeIT! disponibilizou um guia para “Como ser um lugar BikeIT!”. Leia e informe-se como ter um estabelecimento “bike friendly” .