Site colaborativo mapeia e divulga falta de água em São Paulo

À gota (da falta) dágua: site colaborativo mostra onde há problemas de abastecimento e contesta discurso eleitoreiro

Ano de eleições, Copa do Mundo, manifestações, pouca chuva e muita discussão. Prestes a entrar num colapso de falta de água, São Paulo assiste de braços cruzados a escassez do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 8 milhões de pessoas entre a capital e sua Região Metropolitana.

Em meio a desesperadas medidas para evitar a seca e, sobretudo, a perda de votos nas urnas, a Sabesp (e o governo de Geraldo Alckmin) começaram os trabalhos para captar recurso do chamado “volume morto”, com o intuito de evitar um racionamento.

Mas como se sabe, a falta de água e racionamento já é realidade para boa parte desses quase 8 milhões de pessoas – e não é de hoje. E para colaborar com o mapeamento e divulgação da crescente seca de torneiras e chuveiros da cidade, o site Faltou Água expõe a situação real do caos anunciado.

Os borrões coloridos apontam as regiões onde falta água e ocorrem os indesejados racionamentos.

O projeto tem como objetivo reunir as denúncias sobre falta de água no Estado e, assim, cobrar as autoridades. Lançado recentemente, o site já reúne uma série de informações de onde e desde quando há problemas de abastecimento.

Faltou aí? Aponte aqui

Por meio de um mapa colaborativo, a população pode, de maneira simples, apontar em que lugar e com que frequência falta água.