Site falso imitando G1 divulga pílulas para capacidade cognitiva
Um site falso imitando o G1 está promovendo uma pílula que promete aumentar a capacidade cognitiva. A página fictícia se baseia em uma reportagem real feita pelo site da Globo em 2015 sobre uma estudante que tirou nota mil na redação do Enem.
Ao clicar pela primeira vez no link falso, é possível que a página carregue em uma versão quase idêntica à notícia original do G1 verdadeiro:
No entanto, basta abrir o mesmo link novamente para se deparar com uma matéria com título e texto diferente. Apesar da aparência continuar bem fiel ao G1, a url diferente entrega que o site é apenas uma cópia:
- Aprenda com o ITA sem sair de casa: 10 cursos gratuitos e online
- Brasil é eleito o melhor destino de turismo de aventura no mundo
- Estudo descobre o que seu cérebro aprende ao vivenciar a rejeição
- Saiba quais são as 49 ruas mais caras do mundo; tem brasileira na lista
Nessa atualização, a falsa reportagem diz que a aluna que tirou nota máxima na redação do Enem foi banida pelo MEC por adulterar sua capacidade cognitiva com o uso de pílulas. O texto ainda afirma que o medicamento é regularizado pela ANVISA, e promete que uso dele garante resultados impressionantes sem efeitos colaterais. Para finalizar, é oferecido um desconto para a compra do produto.
- Fique sempre de olho na url da página que você está acessando – essa é uma forma simples de conferir se o site é mesmo a versão real. Também sempre consulte seu médico antes de comprar um novo medicamento.