Site lança biblioteca com GIFs da Língua de Sinais Americana
O Giphy lançou uma extensa biblioteca com mais de 2.000 palavras e frases da Língua de Sinais Americana (ASL, na sigla em inglês). Para criar as imagens, o site utilizou vídeos do site educacional Sign With Robert, adicionando descrições de texto para tornar os GIFs parecidos com cartões de aprendizado rápido.
Esses GIFs não foram criados só para a gente se divertir vendo, como costumamos fazer nas redes sociais, mas para ensinar a ASL a ouvintes e empoderar a comunidade surda americana!
“Os GIFs, sendo um formato visual independente de áudio, são o meio perfeito para a língua de sinais” afirma Hilari Scarl, diretora e produtora de Sign With Robert. Ela complementa: ” O formato do GIF permite a reprodução em looping indefinidamente, o que é perfeito para aprender novos sinais. Não é necessário o vai e vem de apertar play, voltar para trás ou repetir”.
- Marido de Sasha Meneghel é acusado de fazer sinal satanista e responde
- História em quadrinhos retrata língua indígena de sinais
- Curso de inglês transmitido em Libras lançado na Irlanda
- ‘Já cancelaram a corrida por eu ser surdo’, diz motorista da Uber
A ideia do Giphy era explorar como os GIFs podem ajudar a criar um tipo mais inclusivo de educação – e trabalhar com a Língua de Sinais Americana surgiu naturalmente nas reuniões da equipe criadora.
Há cerca de 30 milhões de pessoas surdas ou com deficiência auditiva nos Estados Unidos. Sendo a ASL a terceira língua mais usada no país, ter conhecimentos básicos sobre os sinais pode ajudar a melhorar o bem-estar da comunidade.
“Isso não somente beneficia milhões de pessoas que utilizam a língua de sinais na comunidade surda americana, mas também médicos, enfermeiras e policiais, que podem salvar a vida de alguém com alguns sinais” diz Scarl.
E isso não acontece só nos EUA! Aqui no Brasil tivemos um caso igualzinho, no qual um médico conseguiu salvar a vida de uma menina de 13 com o auxílio de um aplicativo que traduz português para Libras (a Língua Brasileira de Sinais). Incrível, não é mesmo?
E você, o que achou da inciativa?