Agência Mural quer desconstruir estereótipos dos bairros periféricos de SP

Preencher as lacunas de informação dos bairros periféricos de São Paulo que os grandes meios de comunicação não incluem em suas pautas diárias. Esse é o objetivo do site ‘Agência Mural de Jornalismo das Periferias’, lançado na noite da última quinta-feira (5).

O projeto, que conta com o apoio institucional dos escritórios da UNESCO da América Latina e do UNICEF, em São Paulo, pretende ouvir vozes pouco escutadas na imprensa, desconstruindo estereótipos sobre as realidades distantes dos centros econômicos.

O projeto conta com o apoio institucional dos escritórios da UNESCO da América Latina e do UNICEF, em São Paulo

De acordo com Vagner de Alencar, um dos idealizadores do projeto, a ideia de desenvolver o site surgiu há dois anos. A página da internet foi criada para que leitores das reportagens publicadas no Blog Mural, hospedado na Folha desde 2010, possam ter acesso às outras atividades e conteúdos produzidos por aproximadamente 80 ‘muralistas’ – correspondentes locais de bairros periféricos de São Paulo e da região metropolitana, ativos na produção de reportagens.

“A ideia é realizar reportagens multimídias (que utilizem vídeo, imagens, som e texto) sobre temas locais e que se situem fora das pautas sobre violência ou das ações feitas por empresas e fundações nas periferias”, explicou Vagner. “Sentimos que há uma necessidade de ampliar a atuação além dos textos publicados no Blog Mural”, completou.

Futuramente, os idealizadores do site esperam que o modelo da ‘Agência Mural’ seja replicado para outras regiões periféricas de diferentes cidades do Brasil.