Site que bloqueia ligações de telemarketing já tem 620 mil cadastrados

O cadastro no site Não Me Perturbe é gratuito e vale para telefone fixo ou celular

17/07/2019 07:59 / Atualizado em 11/09/2019 12:11

Até as 17h de ontem, 620 mil pessoas haviam se cadastrado no site Não Me Perturbe, de acordo com a Anatel (da Agência Nacional de Telecomunicações). No momento de pico, chegaram a ser 40 mil acessos simultâneos. A iniciativa é das operadoras de telecomunicações e atende a uma determinação da agência.

O site cadastra consumidores que não desejam mais receber chamadas de telemarketing oferecendo serviços de telefonia, TV por assinatura e internet.

Anatel lança site ‘Não me Perturbe’ para bloquear ligações de telemarketing
Anatel lança site ‘Não me Perturbe’ para bloquear ligações de telemarketing - Istock/AntonioGuillem

Qualquer consumidor poderá incluir seus números de telefone no cadastro. A plataforma tem o prazo de 30 dias para efetivar o bloqueio a partir da data de solicitação.

As empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo, criaram o site em conjunto com a Anatel e assinaram um acordo onde devem divulgar amplamente o canal.

O acordo também determina que as oito empresas faça ligações de telemarketing em dias úteis entre 9h e 21h e aos sábados das 10h às 16h, em um limite máximo de três chamadas por dia.

Como fazer o bloqueio?

Ao acessar o site, o usuário deverá clicar em “cadastro”. Depois, deverá clicar na opção “quero cadastrar meu número de telefone no sistema de bloqueio”.

Com isso, será preciso realizar um cadastro com dados pessoais para prosseguir com o bloqueio, e também criar um login e uma senha de acesso a plataforma.

Depois dessas etapas é só selecionar o CPF registrado da linha telefônica que deseja cadastrar para não receber mais ligações de telemarketing e selecionar a companhia ou o tipo de serviço oferecido que quer bloquear.