Software do Google gera polêmica ao identificar casal de negros como gorilas
No último domingo, uma ferramenta de reconhecimento facial de um aplicativo de fotos do Google indicou um casal de negros como “gorilas”. O usuário Jacky Alcine criticou a empresa via Twitter, reforçando que o erro era uma insulto. “Google Fotos, vocês estragaram tudo. Minha amiga não é um gorila”, escreveu. As informações são da Folha de S. Paulo.
Nesta quarta-feira, 1º, o Google pediu desculpas rapidamente a Alcione. “Estamos consternados e pedimos desculpas sinceras pelo ocorrido”, afirmou um porta-voz da companhia. “Tomaremos medidas de maneia imediata para evitar a repetição de um erro desse tipo.”
- Campanha com menino negro gera reações contra o racismo
- Google é criticado por banir termo ‘gorila’ após caso de racismo
- O ‘festival de clitóris’ e mais 5 erros que obrigaram o Google a pedir desculpas
Yonatan Zuner, um dos diretores do da gigante de tecnologia, atribuiu o erro à inteligência artificial responsável por “aprender” a reconhecer lugares, pessoas e objetos nas fotografias. “No topo da minha lista de bugs que você nunca deseja ver acontecer. Arrepiado”, lamentou.
De acordo com o diretor, o programa registrou outros problemas semelhantes, como não reconhecer o rosto de algumas pessoas ou identificá-las como cães. Em resposta ao pedido de desculpas, Jacky Alcine afirmou que melhorar a diversidade entre os engenheiros provavelmente ajudaria a evitar este tipo de problemas.