Sul-coreana de 61 anos salva cães de virarem comida
Comer carne de cachorro parece chocante pra você? Em alguns países asiáticos, os cães – acreditem! – são vistos como ingredientes da culinária tradicional.
Por isso, a sul-coreana Jung Myoung Sook, de 61 anos, resgata cães da rua e de restaurantes que servem a carne do animal.
Jung é catadora de lixo reciclável e abriga hoje mais de 200 cachorrinhos na propriedade em que vive. Como se não bastasse, ela já comprou animais que corriam perigo de ser vendidos a restaurantes que servem a carne canina.
- 9 filmes e séries para os apaixonados por cães
- Cão com centenas de carrapatos é resgatado no Guarujá
- Salvo de ser sacrificado, cão cuida de filhotes de gatos resgatados
- Cachorro reencontra família após passar 5 anos desaparecido
Na Coreia do Sul, algumas pessoas ainda não entendem o amor que ela sente pelos cachorros. Por lá, amar cães é visto como algo estranho.
A catadora de lixo realiza os resgates há mais de 26 anos, e já mudou de casa várias vezes por causa das reclamações dos vizinhos que não gostam da bagunça e nem do barulho constante de latidos.
Jung, que também é faxineira de uma loja, diz que gasta US$ 1.600 por mês (cerca de R$ 6.200) com alimentação e medicamentos para os animais. Para conseguir sustentar e dar uma vida digna a todos, ela recebe ajuda com doações em dinheiro de parentes, amigos e até desconhecidos.
“Muita gente pergunta ‘por que esta mulher de meia idade, com cara de indigente, sorri o tempo todo?’, mas só me concentro em alimentar meus bebês. Sou feliz e saudável”, afirmou à agência Associated Press.
Leia a reportagem completa na Folha de S. Paulo.
- Veja também: Homem faz caiaque para passear com seus cães