Suposto golpe do seguro de carro teria provocado incêndio em reserva no RJ

Fogo na Reserva Biológica de Araras teria começado depois que homem pôs fogo no próprio carro

28/07/2020 23:13

Um homem de 66 anos foi preso sob suspeita de atear fogo no próprio carro para conseguir o dinheiro do seguro do veículo. O crime teria sido a causa do incêndio de grandes proporções que atinge a Reserva Biológica de Araras, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

Desde segunda-feira o Corpo de Bombeiros de Petrópolis trabalha para controlar as chamas, que já consumiram 10 mil m² da reserva.

Incêndio, que ainda não foi controlado, já consumiu 10 mil m² de uma reserva em Petrópolis (RJ)
Incêndio, que ainda não foi controlado, já consumiu 10 mil m² de uma reserva em Petrópolis (RJ) - Divulgação/PCRJ

De acordo com a Agência Brasil, o homem se apresentou a 106ª DP querendo registrar o roubo de seu veículo, mas seu relato sobre o incidente deixou os policiais desconfiados.

Segundo o delegado João Valentim, enquanto a ocorrência era registrada, os policiais receberam a informação de que havia um incêndio de grandes proporções que havia sido iniciado a partir de um veículo incendiado no bairro de Araras, o mesmo onde fica a reserva.

Com ajuda de testemunhas e imagens de câmeras de segurança, identificaram que o homem havia comprado um galão de gasolina no dia anterior em Três Rios (RJ), para atear fogo no veículo.

O homem foi autuado por tentativa de estelionato e por crime ambiental. Ele foi preso encaminhado à Justiça para a audiência de custódia e depois aguardará julgamento num presídio do Estado.

Reserva

A Reserva Biológica de Araras protege a área que fica no limite entre o município de Miguel Pereira e o município de Petrópolis.

A princípio, essa área havia sido reconhecida como floresta protetora da união, pelo Império do Brasil. Em seguida passou a ser considerado Horto Florestal até se tornar Reserva Biológica.

Em 2010 a reserva foi ampliada com contribuições técnicas da equipe do Instituto de Terra e Preservação Ambiental, passando de 2.131 hectares para 3.862 hectares.