Teatro da Vertigem realiza seminário para desvendar o Bom Retiro

O Teatro Da Vertigem organiza o seminário “Bom Retiro: migração e multiculturalismo”. Com a organização de Eduardo Fragoaz, a companhia convidou psicólogos, urbanistas, pesquisadores, historiadores e antropólogos para debruçarem-se sobre as realidades de um dos bairros mais tradicionais e controversos de São Paulo para analisar sua diversidade cultural e econômica.

O Teatro da Vertigem, ao escolher o Bom Retiro como tema de seu próximo projeto, reforça a trajetória de inserção de sua prática artística no diálogo com o contexto urbano, interferindo e re-significando espaços sociais vistos inicialmente com estranhamento pelos habitantes da cidade.

Programação:

Dia 5

Imigrantes judeus em São Paulo

Ana Claudia Correa

Coordenadora do Departamento de Pós-Graduação do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, doutorou-se em História pela PUC-SP, com a tese “Imigrantes Judeus em São Paulo: a reinvenção do cotidiano no Bom Retiro.”

Dia 12

Coréia no bairro do Bom Retiro e a moda no Brasil

Sonia Maria de Freitas

Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Especializou-se em História Oral pela University of Essex, GB. Durante 20 anos foi pesquisadora e ministrou cursos em museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Implantou e coordenou dois projetos de História Oral: no Museu da Imagem e do Som-MIS/SP e no Memorial do Imigrante. Realiza pesquisa na área de História Social, com ênfase na imigração para São Paulo. Sua obra Presença Portuguesa em São Paulo recebeu o 30º. Prêmio Clio de História em 2007. Tem participado como consultora de produções teatrais e de documentários.

Dia 19

Faces da Latinidade: bolivianos em São Paulo

Sidney Antonio da Silva

Professor doutor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas. Foi diretor do Centro de Estudos Migratórios. Autor dos livros “Costurando Sonhos” e “Virgem/Mãe/Terra: Festas e tradições bolivianas na metrópole” e “Bolivianos”.

Dia 26

Trabalho Informal e Redes de Subcontratação: a indústria de confecções no Bom Retiro

Carlos Freire da Silva

Doutorando em Sociologia na Universidade de São Paulo. Sua dissertação de mestrado foi intitulada “Trabalho Informal e Redes de Subcontratação: Dinâmicas Urbanas da Indústria de Confecções em São Paulo” Publicou na revista Travessia o artigo “Precisa-se: bolivianos na indústria de confecções em São Paulo” e o capítulo “Migrants boliviens et travail informel dans le circuit de la confeccion” no livro São Paulo: la ville d´em bas, organizado por Robert Cabanes e Isabel Georges.