Tempo de espera de passageiro no metrô de SP aumentou no horário de pico

Uma reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo revela que os usuários do Metrô de São Paulo estão tendo que esperar mais tempo para conseguir embarcar nos trens nos horários de pico.

Com informações obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação, o jornal apurou que o intervalo entre trens aumentou nas duas linhas paulistanas mais utilizadas pela população. Quanto maior o tempo de espera, mais cheias ficam as plataformas e mais lotados ficam os vagões de trens.

Linha 2-verde do metrô em São Paulo

Na linha 3-vermelha, por exemplo, o intervalo médio entre trens era de 112 segundos em janeiro de 2010; no mesmo mês de 2016, aumentou para 128 segundos.

Na linha 1-azul, a espera pela chegada do trem em janeiro de 2010 era de 122 segundos. Neste ano, esse tempo cresceu e atingiu 129 segundos.

Com a implantação de um novo sistema de controle de trens, o Metrô prometia que haveria redução de 20% no intervalo entre as composições, que passaria de 120 para 100 segundos. O CTBC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) foi comprado em 2008.

No entanto, somente em fevereiro deste ano o mecanismo passou a ser usado, e apenas na linha 2-verde.

À Folha, o Metrô de São Paulo afirmou que alguns problemas contribuíram para que a média de intervalo entre os trens aumentasse, como problemas operacionais e fortes chuvas. Confira a reportagem na íntegra aqui.