TikTok remove ‘desafio’ que causou vandalismo em escolas nos EUA
Seduzidos por um desafio, estudantes furtaram ou vandalizaram as suas escolas
Nas últimas semanas, um novo desafio do TikTiok fez com que diversas escolas dos Estados Unidos fossem depredadas por jovens estudantes. As cenas de vandalismo eram publicadas na rede social como “Devious Licks Challenge”.
O problema fez com que a plataforma TikTok anunciasse a remoção dos conteúdos e hashtags associados a esse fenômeno incomum.
“Não permitimos conteúdo que promova ou possibilite atividades criminosas”, disse um porta-voz da TikTok ao jornal The Washington Post.
- Justiça pede exclusão de 270 contas do Twitter relacionadas a ataques em escolas
- Desafio do apagão: menina de 12 anos morre ao participar de viral do TikTok
- TikToker ensina a fingir mobilidade reduzida para ‘evitar filas’
- Família processa TikTok por morte de menina em desafio
Boa parte dos vídeos mostravam jovens quebrando banheiros escolares, mas microscópios e laboratórios de ciências, carteiras de classe e placas de estacionamento também desapareceram ou foram destruídas.
A investigação levou à prisão de alguns envolvidos em episódios de vandalismos e furtos.
Depois que a hashtag foi excluída, frases ou grafias alternativas – “Diabolical Licks” ou “Devious Liks” – surgiram em seu lugar.
“Devious Licks” poderia ser traduzida como “lambida ilícita” ou para travessuras. “Lick” é uma gíria usada para furto ou roubo. No desafio, os participantes costumavam levar itens minúsculos e de pequeno valor, como sabonetes ou parte de uma peça quebrada.