Você conhece os tipos de empréstimo pessoal?

Conheça as modalidades mais populares; leia este post até o final

Créditos: Agência Brasil/José Cruz

Uma solução que tem se tornado muito frequente entre os brasileiros, ainda mais em época de crise, é contratar um empréstimo. Em alguns casos, o dinheiro que entra ajuda para a sobrevivência e é essencial. Mas, quais tipos de empréstimo pessoal existem?

Dentre as modalidades de empréstimos mais comuns, se destacam: consignado, crédito pessoal, estudantil e até mesmo o habitacional.

Dessa maneira, a contratação de um empréstimo deve ser feita visando o objetivo que você tem com aquele dinheiro. Além disso, a opção escolhida deve caber no seu bolso e é essencial ter recursos para pagar as parcelas.

7 tipos de empréstimos pessoais

Agora, você verá sete tipos de empréstimos pessoais que pode contratar, sendo alguns deles mais direcionados do que outros. Dessa forma, cabe somente a você estudar cada um deles antes de realizar a assinatura do contrato de empréstimo.

Empréstimo consignado

O primeiro e talvez o melhor tipo de empréstimo a se contratar, é o consignado, pois apresenta as menores taxas do mercado. Além disso, o empréstimo consignado vem descontado da folha salarial do contratante, sendo assim, garante segurança para ambos os lados.

Crédito pessoal

O crédito pessoal é solicitado diretamente no banco ou nas financeiras, nesse você tem maior liberdade para uso do dinheiro. Sendo assim, costuma ser uma das modalidades de crédito mais utilizadas. Afinal, o cliente não precisa comprovar o que vai fazer com o dinheiro.

Crédito estudantil

O crédito estudantil, como o nome já diz, é utilizado por estudantes de cursos superiores que não podem arcar com a faculdade. Dessa forma, o estudante contrata o crédito e paga posteriormente ao término do curso superior que visa realizar.

Crédito habitacional

Assim como o crédito estudantil, o habitacional é direcionado para algo, nesse caso, reforma, aquisição ou construção de imóvel. Então, é feito diretamente no banco e a partir da assinatura do contrato, o contratante cria uma dívida com essa instituição financeira.

Crédito automotivo

Da mesma forma que os outros dois acima, o crédito automotivo é direcionado para a aquisição de um veículo, seja novo ou usado. Dessa forma, é um dos que apresenta a maior taxa de juros dentre todos os empréstimos pessoais que podem ser realizados.

Crédito consolidado

O crédito consolidado é feito quando você tem diversas dívidas com o banco, dessa forma você consolida todas elas. Em suma, a pessoa passa a ter apenas uma dívida. Aliás, talvez seja possível negociar uma condição facilitada de pagamento.