Todos os dias, violência doméstica mata cinco mulheres por hora em todo o mundo
Segundo estudo, mais de 500 mil mulheres serão mortas por seus parceiros ou familiares até 2030
Cinco mulheres morrem por hora, no mundo, por causa da violência doméstica. Os números, divulgados pela organização Action Aid, são resultado de análise de estudo global de crimes das Nações Unidas. Todos os dias, 119 mulheres são assassinadas por um parceiro ou parente.
Ainda de acordo com o estudo, mais de 500 mil mulheres serão mortas por seus parceiros ou familiares até 2030. Diante dessa projeção, o documento faz um apelo a governos, doadores e à comunidade internacional por ações que preservem os direitos das mulheres. Realizada em 70 países, a pesquisa revela que a violência ainda é uma realidade diária para milhões de mulheres em todo mundo.
O relatório ainda leva em conta as diferenças regionais entre os países e, por isso, dá destaque para denúncias subnotificadas- neste caso, mulheres que sofrem assédio, estupro ou outros tipos de violência, mão não fazem denúncia.
- Projeto forma vítimas de violência doméstica para trabalhar na construção civil
- Senado aprova auxílio-aluguel para vítimas de violência doméstica
- Mulher é torturada com soco inglês e cassetete por 3 dias pelo namorado
- Mulher leva ‘mata-leão’ de PM após briga no interior da BA
No Brasil, a organização promove a campanha Cidade Segura para as Mulheres, que busca o compromisso do Poder Público com uma cidade justa e igualitária para todos os gêneros.