Tom Daley, o muso gay das Olimpíadas, ganha mais uma medalha
Nesta segunda-feira, 8, o atleta de saltos ornamentais mais famoso do mundo, o inglês Tom Daley, de 22 anos, ganhou sua segunda medalha olímpica. Fenômeno em seu país, tanto por sua vida profissional quanto pessoal, o jovem foi bronze na prova de Plataforma 10m sincronizada em dupla com o compatriota Daniel Goodfellow.
Em 2012, nos jogos de Londres, ele já havia ganho a mesma cor de medalha na prova individual, quando foi eleito o muso e o “herói nacional” das Olimpíadas. Ele tornava-se o primeiro inglês medalhista no trampolim individual em 52 anos.
No entanto, por trás dessas medalhas, títulos e de toda sua popularidade, Daley, mesmo tão jovem, carrega uma história de muito sofrimento, superação e luta.
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
Em 2011, com apenas 17 anos, o jovem perdeu seu pai, que era sua grande inspiração, por causa de um tumor no cérebro. Ele mal teve tempo de ficar de luto, pois os jogos de Londres já se aproximavam.
Na escola, também teve problemas. Seus colegas o chamavam, de um jeito desrespeitoso, de “o menino dos speedos“, em referência à marca do calção que usava na época. “Eles jogavam coisas em mim, me empurravam no chão sem nenhum motivo, e todos pareciam achar graça disso. Era como se o mundo inteiro estivesse contra mim, e comecei a duvidar de quem eu era e do que eu queria”, disse o atleta em entrevista ao Evening Standard.
Tom assumiu ser homossexual em um vídeo publicado em seu canal do YouTube em 2013. Seu companheiro, hoje noivo, é o produtor Dustin Lance Black, de 42 anos, premiado com um Oscar de Melhor Roteiro Original em 2009 por seu trabalho em Milk: A Voz da Igualdade.
Como tudo que envolve o atleta, o vídeo e consequentemente sua vida pessoal passaram a ter grande repercussão. Sua publicação em que assume ser gay teve mais de 11 milhões de acessos. “Nunca tive uma relação séria, mas esta primavera minha vida mudou completamente quando conheci uma pessoa que me faz sentir feliz e protegido. E esta pessoa é um homem. Eu me surpreendi, mas sempre pensei que isso poderia acontecer. De repente, passei a me sentir bem, muito bem, e o mundo inteiro mudou para mim naquele momento”, disse. Assista abaixo (em inglês):
Hoje, nas redes sociais, especialmente no Instagram (onde tem mais de 1,3 milhão de seguidores), Daley compartilha sua rotina absolutamente saudável e até mesmo seus momentos íntimos com o noivo (que está no Rio de Janeiro acompanhando as competições do amado).
Parabéns pela medalha e por ser quem você é, Tom! \o/