Torcedores xingam nordestinos de ‘Bolsa Família’ em partida no PR

O futebol mais uma vez serviu de palco para um desfile de preconceito e racismo por parte de torcedores. Nesta quarta-feira, 19, uma partida entre o Paraná Clube e o Vitória, da Bahia, realizada no estádio Durval de Brito, em Curitiba, terminou com comentários racistas contra nordestinos por parte de torcedores do time paranaense.
Os torcedores do Paraná Clube utilizaram o Bolsa Família, programa de distribuição de renda do Governo Federal, para debochar dos rivais baianos. Cerca de 20 torcedores próximos ao alambrado que separava a torcida do Vitória, gritaram “Bolsa Família” e “Vão trabalhar, seus Bolsa Família”.
A denúncia foi feita pela repórter Gabriela Ribeiro, do GloboEsporte.com, pelo Twitter:
Torcedores do Paraná gritam “Bolsa Família” para ofender torcedores do Vitória. Se isso não é lamentável, não sei o que é.
— Gabriela Ribeiro (@ribeirogabriela) April 19, 2017
“Vão trabalhar, seus ‘bolsa família'”, seguido de gritos ofensivos em relação a nordestinos.
— Gabriela Ribeiro (@ribeirogabriela) April 19, 2017
Os gritos, de cerca de 20 pessoas na divisa entre as torcidas, relacionavam “preguiça de falar e trabalhar” com o auxílio do Bolsa Família.
— Gabriela Ribeiro (@ribeirogabriela) April 19, 2017
A assessoria de imprensa do Paraná Clube soltou uma nota oficial em que afirma que o clube “repudia qualquer tipo de discriminação ou preconceito”. De acordo com a nota, o caso desta quarta-feira foi isolado, “restrito a uma pequena parcela dos mais de 7 mil torcedores que compareceram ao estádio”.
Essa não é a primeira vez que os torcedores do time são lembrados por atitudes racistas e preconceituosas. Em 2014, o time foi multado em R$ 30 mil pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa de injúria racial. Na ocasião, um torcedor paranista foi acusado de chamar o volante Marino, do São Bernardo, de “macaco”.
- Leia mais: