Trabalho voluntário: saiba como encontrar oportunidades que tenham tudo a ver com você
Preparamos dicas infalíveis para te ajudar a dedicar um pouco do seu tempo ao próximo. Vem saber mais:
Você sempre teve vontade de fazer trabalho voluntário, mas não sabe por onde começar? Dedicar um pouco do seu tempo ao próximo é um ato de amor e nós mostraremos alguns caminhos para te ajudar nessa missão.
O primeiro passo é descobrir uma causa com a qual você se identifica, como por exemplo, apoiar refugiados, famílias em situação de vulnerabilidade social e pessoas trans. Tem muita gente precisando de uma força.
Depois disso, antes de começar a jornada, ponha no papel as suas habilidades e as características que você gostaria de desenvolver em si mesmo. Assim, fica mais fácil descobrir em que áreas e como você pode ser mais útil.
- Lave sua louça desta forma e nunca mais tenha a pia cheia
- Filha de sacoleira, empresária cria projeto para dar oportunidade a meninas periféricas
- “Agora consigo realmente ver o que é viver de verdade”, conheça influenciadora que nasceu na favela e hoje estuda na USP
- Instituto Remo Meu Rumo oferece inclusão e reabilitação física através do esporte
Com todas as informações em mente, chegou a hora de encontrar a instituição que mais combina com o seu perfil. E a plataforma Atados pode te auxiliar nessa missão! A organização faz a ponte entre ONGs (Organizações Não-Governamentais) e voluntários, reunindo diversas oportunidades.
Entre as inúmeras opções de trabalho, existem tanto as que não exigem nenhum pré-requisito – apenas boa vontade – quanto algumas mais específicas, relacionadas a sua área de formação.
É possível, por exemplo, se voluntariar como psicólogo(a), fotógrafo(a), social media, redator(a), professor ou mesmo desenvolvedor front-end, dependendo da sua disponibilidade e capacitação.
Ao mesmo tempo, os interessados e as interessadas podem se envolver em atividades do dia-a-dia das ONGs, como coleta de cupons fiscais, de plástico e separação de tampinhas.
O portal ainda mostra informações importantíssimas sobre as entidades que anunciam as suas demandas por trabalho voluntário. É uma relação bastante transparente.
Durante a navegação, preste atenção na periodicidade de cada oportunidade: algumas são recorrentes e outras têm uma data específica de início e término. Para ficar sempre por dentro das vagas mais recentes, acesse este link aqui.
Lembre-se de que tornar-se voluntário(a) é um compromisso que deve ser levado muito a sério, por isso organize com cuidado a sua agenda e saiba exatamente quanto tempo você tem para se dedicar ao que foi proposto. Afinal, há pessoas contando com a sua contribuição.
Mutirões de um dia
Mas não se preocupe, mesmo com uma vida bastante atribulada, dá para contribuir para um mundo melhor fazendo trabalho voluntário, ainda que seja apenas por um dia. O próprio Atados, em parceria com a Muda Cultural, organiza os mutirões pelo Dia das Boas Ações, que acontecem em instituições voltadas a crianças e adolescentes.
Nessas ocasiões, um grande número de voluntários visita uma ONG e organiza oficinas e atividades culturais naquela data. Podem acontecer shows, apresentações circenses e de teatro, criação de horta comunitária, experiências com grafitti e outras atrações.
Esses encontros, que acontecem desde dezembro de 2021, já reuniram 202 voluntários e beneficiaram 1.010 crianças ao longo de cinco edições. Só a última atraiu 38 participantes e atingiu 100 pessoas. É um ótimo exercício de empatia e escuta do outro.