Travestis e transexuais contam suas histórias de vida no Museu da Pessoa

Projeto "Conte Sua História" reúne depoimentos de vida e de luta

Por: Redação

À margem do mundo, escondidas entre esquinas, lá estão eles: travestis e transexuais, profissionais da vida, sem direito à carteira de trabalho, sem direitos humanos, civis e políticos. Personagens de uma crônica mal contada, obrigatoriamente esquecida, que ganhará voz com a sequencia do projeto “Conte sua História”. Realizada pelo Museu da Pessoa, a ação resgata memórias, relatos e a dignidade dos depoentes.

Com apoio do programa SOS Dignidade, desenvolvido pelo Instituto Cultural Barong, a ação recebe os participantes no estúdio localizado na sede do museu, em São Paulo, para registrarem e terem suas trajetórias transformadas em acervo.

A série de vídeos conta histórias como a de Heloísa, que desde muito nova sentiu-se uma mulher na pele de um homem, mas teve que se virar para bancar seus tratamentos e acabou tendo que se prostituir. Ou a de Penélope Jolie, que foi expulsa de casa pela mãe quando começou a tomar hormônios. E Carla Bruna, que chegou a ser ameaçada pelo avô quando soube de sua escolha.

Divulgação
Em seu depoimento Penélope Jolie recorda a infância pobre em São Paulo, uma época de poucas brincadeiras na favela onde morava

As participantes foram recebidas no estúdio, localizado na sede do museu, para registrar suas trajetórias e transformá-las em acervo, para tentar acabar com o preconceito e a intolerância, e valorizar peças importantes na construção da memória de uma sociedade. “Mediante a reflexão dessas pessoas sobre suas vidas, conseguimos resgatar a dignidade delas como cidadãos”, diz Barry Michael Wolfe, diretora do Instituto Cultural Barong.

1
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
2
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
3
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …
4
Backer: entenda o caso das cervejas contaminadas
O Ministério da Agricultura suspendeu a venda de cervejas da marcar Backer e determinou que a empresa faça um recall …
5
O que é liberdade de expressão?
O que é liberdade de expressão? Entenda o significado e a importância desse direito tão importante para todos nós neste …
6
Entenda o acordo nuclear que envolve EUA x Irã
Errata: ao contrário do que aparece no vídeo, o nome do especialista entrevistado é Lucas Leite e não Felipe. O …
7
Depois de ataque e perseguição, Porta dos Fundos é alvo de censura
A Justiça do Rio de Janeiro resolveu mandar retirar do ar “A Primeira Tentação de Cristo”, um Especial de Natal …
8
“Imprecionante”: ministro Weintraub comete novo erro de português
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, escorregou de novo na língua portuguesa e a internet não deixou passar. Ao agradecer um …