Troféu HQMix recebe críticas por conta de campanha machista

Após polêmica, a organização do considerado “Oscar dos quadrinhos”, apagou a publicação e se retratou nas redes

No dia 3 de setembro, o Troféu HQMix, maior prêmio dos quadrinhos brasileiros, publicou campanha considerada machista em sua página no Facebook. Desde então, recebeu muitas críticas de seguidores, que não aprovaram o viés do cartaz de divulgação.

 

Entre as peças utilizadas para promover o evento, uma delas continha foto da modelo Renata Molinaro, que aparecia de costas e de biquíni, com a legenda “Venha Bombar”, que faz alusão ao logo da HQMix. A campanha ficou no ar das 10h às 14h30, quando foi removida.

Após chuva de críticas, o Troféu se posicionou no Facebook fazendo alusão à Nair de Teffé, a primeira mulher caricaturista do Brasil. Na publicação, afirmam “Essa postagem foi mal interpretada por várias pessoas. Aconteceram críticas. Sou o primeiro a aceitar críticas, pois se não aceito também não sou digno de poder exercer essa função de crítico. A democracia vive da crítica. Mas do modo que vieram e sem saber o nosso lado, que é a primeira regra da informação correta, me fez ficar muito triste. Será que somos tão ruins assim? Logo retiramos do blog essa campanha”.

E seguiram “Mesmo assim, estamos sendo bombardeados como se não houvesse um passado. (…) Alguém que ao menos tivesse o bom senso de lembrar que a gente não tem essa característica machista e que pode ter sido um engano. Sempre estimulamos em nossas exposições e eventos a mulher”. Veja o post completo aqui.

Na tentativa de encerrar o assunto, publicaram, no dia 7 de setembro, pedido de desculpas e chamada para o evento, que acontece no próximo dia 12, no Sesc Pompeia.