Trump é absolvido no Senado e processo de impeachment é encerrado

O presidente dos EUA foi denunciado por abuso de poder e obstrução de investigações do Congresso de Representantes

O Senado Federal dos Estados Unidos (EUA) absolveu o presidente Donald Trump das acusações de abuso de poder e obstrução ao Congresso e encerrou o processo de impeachment, nesta quarta-feira, 5. Os dois artigos aprovados pela Câmara dos Representantes, em dezembro, foram rejeitados, livrando o republicano do afastamento do mais alto cargo do executivo estadunidense.

Trump é absolvido no Senado e processo de impeachment é encerrado
Créditos: Reprodução/Instagram
Trump é absolvido no Senado e processo de impeachment é encerrado

A primeira acusação de que Trump foi absolvido no processo de impeachment foi a de usar seu poder como presidente dos EUA para exigir que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, investigasse a família do rival democrata de Trump, Joe Biden, como condição para enviar ajuda financeira ao país. Essa denúncia foi derrubada por 52 votos, contra 48.

A segunda acusação era de que Trump obstruíra o trabalho do Congresso de Representantes ao impedir que pessoas ligadas ao governo prestassem depoimento no Capitólio, além de se recusar a entregar documentos para os investigadores durante o inquérito do tema citado acima. Essa denúncia caiu por 53 votos a 47.