Tsunami na Indonésia deixa ao menos 222 mortos e 800 feridos
Ondas gigantes se formaram após erupção de um vulcão
As regiões costeiras de Java e Sumatra, na Indonésia, foram atingidas por um tsunami que, segundo as autoridades locais, matou pelo menos 222 pessoas. De acordo com os dados oficiais, 30 pessoas estão desaparecidas nas duas ilhas e há mais de 800 feridas. Um total de 430 casas e nove hotéis foram afetados, assim como navios. A região é densamente povoada.
As informações são da Agência Brasil, e foram dadas pelo porta-voz da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho. Segundo ele, os números devem aumentar, pois ainda faltam áreas para serem analisadas.
As ondas gigantes atingiram as áreas do Estreito de Sunda, por volta das 21h45 do sábado, 22. As autoridades atribuem o fenômeno à erupção do vulcão Krakatau, que durou cerca de meia hora. Para especialistas, os deslizamentos de terra e outras atividades geológicas causadas pela erupção levaram à tragédia.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Ondas enormes sacudiram as áreas residenciais e vários destinos turísticos ao longo das áreas costeiras do Estreito de Sunda, incluindo Pangdeglang, Pantai Tanjung Lesung, Sumur, Penimbang e Teluk Lada dan Carita.
Imagens publicadas no Twitter mostram carros arrastados pelo tsunami. Os distritos mais atingidos foram de Pandeglang, Seran e Lampung Selatan. Só na região de Pandeglang há 624 feridos.
As ondas, segundo relatos, chegaram a 5 metros de altura. O chefe do Departamento de Emergência da Agência de Gerenciamento de Desastres no distrito de Pandeglang, Endang Permana, afirmou que muitas vítimas foram atingidas no momento em que assistiam ao que ocorria no mar.
O chefe da Agência de Gerenciamento de Desastres no distrito de Lampung Selatan, Ketut Sukerta, disse que mais de 100 prédios desmoronaram e há ainda muitas pessoas presas sob os escombros.
Krakatau Child é um dos 129 vulcões ativos na Indonésia. O país reúne 17.500 ilhas e está em uma área considerada vulnerável, atingida pelo chamada “Anel de Fogo do Pacífico”.
No tuíte abaixo, o momento em que a onda gigante atinge um show:
https://twitter.com/MariettaPosts/status/1076671367813185541
*Com informações da Xinhua, agência pública de notícias da China, e NHK, emissora pública de televisão do Japão