Tumblr denuncia festas de cunho racista em Copacabana

"Nigga High" as Shit e "Hey Nigga" acontecem em famosos clubes da Zona Sul e foram classificadas como "A festa mais racista da cidade" por tumblr

A noite do Rio de Janeiro é feita por festas de toda gente, tipo e estilos diferentes, democrática ou restrita, do morro ou da zona sul. Como em Copacabana, onde acontece duas festas de gosto no mínimo questionável como a Nigga High as Shit e a Hey Nigga, chamadas em um tumblr anônimo de “As festas mais racistas da cidade”, ao associar a cultura negra e seus representantes à criminalidade.

A polêmica começou quando uma carta aberta foi publicada pelos organizadores da página “Primeiramente, é importante dizer que os nomes das duas festas são altamente ofensivas. A palavra “nigger” (ou, como nos nomes das festas, “nigga”) era uma forma derrogatória que senhores de escravos se referiam aos negros durando a escravidão nos Estados Unidos com o objetivo de desumanizá-los . Até hoje a palavra, quando usada por brancos (como o caso da maior parte do público das festas citadas e dos organizadores das festas) tem as mesmas implicações”.

Com a repercussão, a festa Hey Nigga que aconteceria neste próximo domingo foi cancelada pelos organizadores do evento. Por outro lado, os organizadores da Nigga High as Shit justificou não haver conotação preconceituosa no evento. Além dos nomes das festas, um dos flyers destaca fitas de isolamento utilizados pela polícia na cena de um crime. Além da descrição da festa Hey Nigga “nosso maior crime é a diversão! Nós vamos roubar seu domingo! No comando do crime”.

Respeito é pra quem tem

Para pôr fim à discussão, a página pede que as festas mudem de nome e repensem os símbolos divulgados nos flyers das festas como cifrões, armas, algemas e notas de dinheiro.

E faz comparação aos recentes acontecimentos  ocorridos em Ferguson “Será que os protestos que estão ocorrendo neste momento nos Estados Unidos como uma forma de lutar justamente contra esse tipo de associação, que matou Mike Brown, Trayvon Martin, Eric Garner e tantos outros lá e que mata vários jovens e homens negros aqui mesmo no Brasil inteiro e nos Rio de Janeiro não abrem os olhos de nenhum dos organizadores sobre o quão errado, ofensivo e absurdo é ter essas festas não só denominando de forma racialmente ofensiva, associando a cultura e as pessoas negras à criminalidade, mas além de tudo isso ainda se apropriando culturalmente da riqueza que é a cultura negra? Não podemos acreditar que as pessoas envolvidas nessas festas, desde organizadores até frequentadores são inocentes em relação a essas questões.”

Confira nota de esclarecimento divulgada na página da festa Nigga High as Shit.