Turista morre ao cair de brinquedo recém-inaugurado no Beach Park
Um turista do interior de São Paulo morreu nesta segunda-feira, 16, ao cair de um brinquedo no parque aquático Beach Park, em Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza (CE).
De acordo com o G1, o radialista Ricardo José Hilário Silva, 43 anos, de Sorocaba, estava em uma boia com mais três pessoas no “Vainkará” — o brinquedo tem capacidade para quatro pessoas. O acidente fatal ocorreu na última curva do toboágua inaugurado no último sábado.
Segundo a reportagem, a boia ultrapassou a parede lateral de contenção do brinquedo e os quatro caíram. Ricardo teria batido a cabeça no brinquedo.
- 5 parques aquáticos em SP que você não pode deixar de conhecer
- Resort goiano inaugura 1º parque aquático indoor do Centro-Oeste
- “Natal no Parque” é o tema da decoração do ParkShopping São Caetano
- Beach Park vai ganhar a montanha-russa aquática mais alta do mundo
Em nota publicada no site, lamentou a morte do radialista e disse “que atendimento da equipe de segurança aquática foi de forma imediata”.
Após o acidente, o parque aquático foi fechado e só voltará a abrir na próxima quarta-feira, após perícia da polícia no brinquedo.
“O Beach Park lamenta profundamente o ocorrido e está dando todo o apoio, suporte e atenção para a família”, diz ainda a nota.
O Vainkará
O brinquedo é o primeiro Double Tornado Wave da América Latina e o segundo maior do mundo. O Vainkará, a 19ª atração do Beach Park, tem 25 metros de altura e percurso de 150 metros, que é feito em cerca de 40 segundos.
De acordo com o Beach Park, o brinquedo tem duas rampas que “deixam as boias praticamente em posição vertical” e dá “sensação de gravidade zero”.
A Catraca Livre esteve no anúncio da atração em março deste ano.
A atração é um dos maiores investimentos que o parque realizou, no total foram investidos cerca de R$ 15 milhões.
Em 2017, o modelo double wave foi eleito pela IAAPA (Associação Internacional de Parques de Diversão) como a melhor atração aquática do ano.
O design e cores do brinquedo seguem a ideia do Vaikuntudo, sendo o azul e o verde inspirados no mar do Ceará e as cores mais fortes como o vermelho, amarelo e laranja criadas para gerar um aspecto visual de velocidade, adrenalina e suspense.
NOTA DE PESAR E ESCLARECIMENTO
O Beach Park esclarece que está totalmente dedicado ao suporte à família de Ricardo José Hilário da Silva e apoiando as investigações dos órgãos responsáveis pela perícia, que estiveram hoje dentro do parque. A família e a vítima já estão a caminho de sua cidade de origem.
O Beach Park reforça que possui alvará de funcionamento e que são realizados testes em todas as atrações antes de inaugurarem oficialmente. Para o lançamento do Vainkará, que levou dois anos e meio para ser desenvolvido e instalado no parque, a empresa canadense ProSlide, fornecedora e desenvolvedora de atrações dos maiores parques aquáticos do mundo, realizou inúmeras descidas testes com uma equipe especializada enviada ao Brasil e autorizou o início da operação do equipamento.
O parque reitera que é completamente equivocada a informação de que a boia ultrapassou a barreira de contenção do brinquedo e que os visitantes tenham sido arremessados. A boia virou no final do percurso dentro da atração, já próximo da piscina. A perícia está sendo realizada pelas autoridades com apoio do Beach Park e a identificação das causas do acidente só será confirmada após a finalização deste trabalho.
O Beach Park lamenta muito o ocorrido e reforça seu compromisso prioritário com a segurança e a integridade de seus visitantes por meio de treinamentos diários com toda a equipe.
Atenciosamente, a Diretoria