Um breve resumo sobre o julgamento que cassou Eduardo Cunha

Por: Redação

Com 450 votos a favor e apenas 10 contra, Eduardo Cunha perdeu o seu mandato de deputado. Desses votos, 9 foram registrados como abstenções.

O julgamento de cassação de Eduardo Cunha registrou a presença de 467 deputados na bancada. Para que ele fosse cassado, seria necessário 257 votos.

Eduardo Cunha foi cassado do seu mandato de deputado
Eduardo Cunha foi cassado do seu mandato de deputado

No final do seu julgamento, ele disse: “Estamos vivendo um processo político em que eu, por ter dado inicio ao processo de impeachment, virei um troféu para fomentar o discurso do golpe. Eu cometi muitos erros. Sou ser humano. Errei muitas vezes, mas não foram meus erros que levaram à minha cassação. O que levou é a política. Fui vítima de uma vingança política”. Depois disso, ainda acrescentou que foi vítima de campanha da TV Globo.

Deputada
Deputada

A cada voto, os deputados faziam questão de apresentarem os seus motivos em discursos que chegaram a ter quase 10 minutos. Um dos votos mais polêmicos foi da deputada Clarissa garotinho, que chamou Eduardo Cunha de psicopata, mafioso e mentiroso. 

A deputada Jandira Feghali votou a favor da cassação de Cunha
A deputada Jandira Feghali votou a favor da cassação de Cunha

Já a deputada Jandira Feghali pediu respeito a arte do circo, pois ela disse que chamar alguns políticos de “palhaço” seria uma ofensa para os profissionais do riso.

Durante todo o julgamento, Eduardo Cunha se manteve de costas para os deputados que votavam. Ainda nos início do seu julgamento, Eduardo Cunha quase chegou a chorar e ainda disse que deputados investigados pela justiça não mereciam serem cassados.

Questionado se iria entregar os seus companheiros políticos que votaram a favor da sua cassação, ele disse “Não tenho nada a revelar sobre ninguém, no dia em que o tiver, eu o farei”.

Compartilhe:

1
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …
2
16:46
Os melhores momentos de Janaína Paschoal no Roda Viva
Convidada do programa Roda Viva da última segunda-feira, 4, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) avaliou o atual cenário político …
3
05:28
Obstrução de Justiça pode gerar impeachment de Bolsonaro?
Em meio à polêmica envolvendo Jair Bolsonaro (PSL) no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, o deputado federal David …
4
05:16
Valério diz que Lula é um dos mandantes da morte de Celso Daniel
O empresário Marcos Valério, operador do mensalão, revelou em depoimento ao Ministério Público de São Paulo que os ex-presidente Lula …
5
07:19
Amazônia Sem Lei: desmatamento, grilagem, garimpo e queimadas
Desmatamento, queimadas, grilagem, garimpo e conflito. A disputa por terras na Amazônia é muito mais profunda do que a recente …
6
04:12
Entenda a maior treta de Bolsonaro com o PSL
O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou, nesta quinta-feira, 17, que vai “implodir o presidente”Jair Bolsonaro. A …
7
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
8
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …