Uma arquiteta que pinta

A carioca Daniella Liu Herzog é arquiteta por formação e está cursando pós-graduação em História da Arte na Faap. Ela cursou Arquitetura pela Universidade Gama Filho, estudou na Escola de Arte e Arquitetura de Marselha, na França e freqüentou cursos de desenho e pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Ela tem um currículo exemplar, já participou de exposições coletivas no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), em 2002 e 2000; na Oficina Virgílio, em 2004; Clube Hebraica, em 2006; no Museu Banespa, com a exposição “Os Meninos do Brasil”, em 2006; no 11º Salão Paulista de Arte Contemporânea, no Museu de Arte contemporânea – MAC, em 2006; no Espaço Éden, sob a direção de Juliana Monachesi, com a exposição “Pratas da casa – Barroquismos e outras conversas recentes”, em 2008. Também participou, em 2005, de exposições coletivas em Portugal e na França (Paris), em decorrência do ano do Brasil na França. Sua exposição mais recente foi a coletiva 41ª Anual de Arte da FAAP, com a série “Arquitetura”.

O trabalho de Daniella tem como referência padrões de azulejaria e a própria arquitetura. Ela acredita no poder transformador da arte tanto nos ambientes, quebrando a dureza do espaço urbano, quando nas pessoas. Por isso, além de manter um atelier em São Paulo, também atua como terapeuta artística em uma Clínica no Campo Belo e na Favela Monte Azul, desenvolvendo a sensibilidade das pessoas por meio da arte.

Atualmente , o tema de seu trabalho é o ornamento. “Estou trabalhando bastante com papel de arroz, que também uso em colagens. Me interessa muito a sobreposição de imagens. Tenho utilizado muito a técnica do ‘tranfer'”, afirma a artista, que é representada em São Paulo pela galeria Dconcept, da curadora Cecília Isnard.