Unicef: 535 milhões de crianças vivem em zonas de conflito
Cerca de 535 milhões de crianças (uma em cada quatro no mundo) vivem em países em conflito, “sem proteção, sem acesso à saúde e educação de qualidade e com problemas de nutrição”, de acordo com denúncia divulgada nesta sexta-feira, dia 9, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Segundo informações do G1, os países da África Subsaariana representam quase três quartas partes (393 milhões) das crianças ameaçadas por guerras e crise humanitárias, seguidos pelos estados do Oriente Médio e o norte da África, que abrigam 12% do total dos menores impactados.
Metade das quase 50 milhões de crianças deslocadas foi afastada de suas casas por conflitos. Já o número de crianças que vive nas 16 áreas sitiadas da Síria, sem acesso a serviços básicos e nem a ajuda humanitária, chega a 500 mil, de acordo com a Unicef.
- 4 maneiras de ajudar os refugiados da guerra na Ucrânia
- Uma criança morre de pneumonia a cada 39 segundos, alerta Unicef
- Unicef: 42% das crianças com menos de 6 meses são amamentadas
- Fotógrafa retrata crianças que vivem em campos de refugiados
No nordeste da Nigéria, aproximadamente um milhão de crianças foram obrigadas a fugir dos ataques do grupo terrorista Boko Haram, enquanto no Iêmen são quase 10 milhões afetadas pelo conflito.