Único registro de um ex-escravo no Brasil ganhará versão em português

Filho de comerciantes no norte de Benin, jovem viu sua vida mudar após ser levado para o Brasil

Por: Redação
Reprodução
Registros apontam que Babaqua pode ter nascido em 1820, apesar da ausência de registros oficiais

Em 1845, Mahommah Gardo Babaqua era filho de um próspero comerciante da cidade de Djougou (atual norte de Benin), no continente africano. No mesmo ano foi trazido à força ao Litoral Norte de Pernambuco, para servir ao regime escravocrata vigente na então colônia portuguesa.

Mahommah podia ser apenas mais um homem castigado por um dos períodos mais cruéis da humanidade, mas a escrita se tornou seu escudo fazendo dele um dos mais célebres nomes da luta abolicionista do século 19.

Seus textos que relatam as atrocidades cometidas pela escravidão no Brasil ganharam as páginas do livro “Uma interessante narrativa. Biografia de Mahommah G. Baquaqua” publicado em 1854 nos Estados Unidos. Único registro de um ex-escravo no Brasil, o documento registra detalhes dos tempos que passou por Olinda e outras regiões do estado de Pernambuco.

Recentemente, a obra se tornou fruto de pesquisa do Ministério da Educação do Brasil em parceria com o consulado do Canadá. A ideia é traduzir os relatos do ex-escravo e divulga-los na internet. Além de suas andacás pelo Brasil, Mahommad buscou exílio em países como Estados Unidos, Haiti e Canadá, lutando contra a escravidão.

Compartilhe:

1
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …
2
Tudo o que se sabe sobre a ação policial em Paraisópolis
No último domingo, 9 jovens morreram supostamente pisoteados durante ação realizada pela Polícia Militar na comunidade de Paraisópolis, em São …
3
PSL pune postura de Eduardo Bolsonaro e de outros 17 parlamentares
O diretório nacional do Partido Social Liberal (PSL) decidiu na terça-feira, 3, punir 18 parlamentares acusados de articular o afastamento …
4
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …
5
Trump decide retomar taxação ao Brasil após desvalorização do real
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post em sua rede social anunciando o retorno das tarifas de …
6
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …
7
Ajude a manter vivo o sonho da única orquestra do mundo criada e manti
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis é a única orquestra sinfônica do mundo mantida numa favela. Mensalmente são mais de 1.300 …
8
Novo partido de Bolsonaro participará das eleições em 2020?
Bolsonaro realizou na semana passada a convenção de lançamento de seu novo partido, a Aliança pelo Brasil, que terá o …