USP e UFSCar criam detector de fake news para WhatsApp e web

Em época de eleições, as notícias falsas estão cada vez mais presentes nas redes sociais; veja como usar a ferramenta

17/10/2018 13:00 / Atualizado em 05/05/2020 12:01

Fake news: a Justiça determinou a retirada de vídeos em que Bolsonaro faz críticas ao livro ‘Aparelho Sexual e Cia.’, citando-o como se fosse o tal ‘kit gay’
Fake news: a Justiça determinou a retirada de vídeos em que Bolsonaro faz críticas ao livro ‘Aparelho Sexual e Cia.’, citando-o como se fosse o tal ‘kit gay’ - Reprodução

Em época de eleições, os boatos estão cada vez mais presentes nas redes sociais. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criou uma plataforma que detecta fake news. Chamada NILC-USP, a ferramenta funciona no WhatsApp e na web, e tem como principal objetivo auxiliar o usuário a não compartilhar ou acreditas em notícias falsas.

O software foi treinado com milhares de notícias falsas e verdadeiras. A partir disso, a inteligência artificial do programa aprendeu a identificar estruturas que aparecem de forma recorrente em textos verdadeiros e falsos.

Um dos quesitos levados em conta pela ferramenta para entender qual notícia é falsa é o erro ortográfico. Isso porque das 3,6 mil das notícias falsas analisadas, 36% continham algum erro de ortografia. Já em matérias verídicas, esse número caiu para 3%.

“A ideia é que a ferramenta seja um apoio para o usuário. Ainda estamos no início desse projeto e, no estado atual, o sistema identifica, com 90% de precisão, notícias que são totalmente verdadeiras ou totalmente falsas”, explica o professor Thiago Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

“No entanto, as pessoas que propagam fake news costumam embasar suas mentiras em fatos verdadeiros. Nossa plataforma ainda não tem a capacidade de separar as informações com esse nível de refinamento, mas estamos trabalhando para isso”, completa o professor.

Veja como usar o detector de fake news

Quer saber como usar o detector de fake news? Acesse este site em seu navegador ou ative o bot do WhatsApp pelo smartphone. Na parte de mensagens, digite a palavra “fake” para ativar o serviço e, então, basta colar o texto completo para ver a avaliação.